SUPERAÇÃO-Rio 2010
Como de praxe, a passeata adentrou Av. Atlântica entoando o hino nacional brasileiro – na voz inconfundível de Aída Guerreiro, acompanhada pelos acordes do violão do seu fiel parceiro Jorge Luiz – rumo a uma manifestação pacífica e apartidária, de posse de uma Carta Manifesto, reivindicando direitos básicos e fundamentais, objetivando sensibilizar os setores de governos quanto à possibilidade de se equiparar as oportunidades para as pessoas com deficiência, na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Apesar das dificuldades para pôr a passeata na rua, a terceira edição do evento teve início agradecendo a presença de todos: entidades do terceiro setor, órgãos públicos, iniciativa privada, mídia, artistas, atletas, voluntários, caravanas vindas de São Paulo, Região Serrana, Baixada Fluminense, entre outras caravanas e o público em geral, reservando uma singela homenagem aos saudosos Aldo Miccolis, Maria da Glória Schaper dos Santos e Dorina Nowill, ao dedicar ‘Um Minuto de Silencio’ em memória a estes profissionais de referência ímpar, que ao longo de suas vidas demonstraram dedicação intensa na luta pela inclusão, contribuindo significativamente para que o segmento avance rumo ao que tanto esperamos.
Em suma, ainda que numa manhã atípica (com chuva e frio) na Cidade Maravilhosa a Passeata Superação-Rio 2010 foi emocionante e com saldo extremamente positivo. Graças aos que nela estiveram, foi possível enaltecer a promoção e a valorização da diversidade humana em nossa cidade mediante a uma pacífica, apartidária e animada celebração.