ESN: 16675-080201-838850-87
O Blog do Lula foi ao ar finalmente. Você pode acessá-lo neste link e se deliciar com a eloquência de nosso amado presidente. Opa! Desculpe. Isso é mentira. Lá no Blog do Lula, você vai encontrar uma equipe bem azeitada e bem preparada de jornalistas e técnicos pronta para dizer o que o governo acha que você deve saber. Comentar e falar diretamente com o presidente? Nem pensar.
Quem você pensa que é? O Sarney? O Renan? O Collor? Ora, caro leitor, você é um reles contribuinte e um eleitor. Que diabos você quer falar com Vossa Excelência Altíssima o Presidente da República Federativa do Brasil? Que contribuição alguém como você pode ter a dar para alguém que conta com 80% de popularidade e se acha um Deus na terra?
Afinal de contas, como Lula vai se deixar arguir sobre o abandono de propostas que eram tão antigas e tão caras a ele e ao PT e pelas quais foi eleito? O que teria ele para justificar e responder a questões simples como: “Presidente, por que o senhor apóia tanto pessoas sabidamente ligadas a corrupção?”
Certamente Lula tem muito mais o que fazer negociando alianças com seus aliados fiéis e garantindo a liberação de emendas milionárias para políticos da base aliada, logo após o fiasco moral da absolvição de Sarney ou abrindo nossos cofres para Bolívia, Paraguai e Venezuela poderem financiar a sua “Revolução Bolivariana” às nossas custas.
É lógico que Lula jamais responderia questões referentes a debandada geral de petistas históricos e o mergulho do partido mais querido do Brasil em mares enlameados e cercados de corsários oportunistas por todos os lados.
Ou seja; o Blog do Lula jamais será o Blog do Lula. Será mais uma peça publicitária mal elaborada que tentará transmitir pensamentos e ideias que não são de Lula; mas das pessoas que o assessoram. Afinal de contas, quem se aventuraria a permitir que Lula falasse diretamente com o povo? Quem suportaria vê-lo deixar por escrito alguma indiscrição ou alguma promessa que, sabidamente, jamais poderá cumprir? Quem se arriscaria a permitir que Lula encarasse a realidade do contraditório da população mais esclarecida e mais politizada do país? Claro que ninguém.
Cercando Lula de bajuladores e de aduladores que o impedem de enxergar o que realmente o país pensa dele e da sua forma de governar, sua assessoria e seus aliados querem mantê-lo preso à redoma do “grande líder” e “do cara” que tem 80% de aprovação e que pode tudo. Quando, na verdade, o seu contato com a realidade do que vai pelas ruas do país e com a indignação generalizada com o mar de lama que alaga Brasília e afoga nossas instituições poderia representar, para ele, um enorme benefício e a penetração de uma luz salvadora nas trevas e na obscuridade alienada em que ele se encontra.
O Blog do Lula, como está concebido hoje, é apenas mais um cabide de empregos e mais uma fonte de gastos de dinheiro público sem qualquer serventia prática e sem utilidade alguma para o presidente e para o povo brasileiro. Convertendo-se em mais uma fonte de propaganda chapa branca alienada.
O blog já começou bem; o domingo todo esteve fora do ar ”com problemas técnicos”. Um e-mail enviado ao webmaster nada esclareceu porque sequer teve resposta, Afinal de contas, é domingo. E, se encontrar um funcionário público de Brasília já é difícil durante a semana; imagine num plantão domingueiro.
Resta saber se quando este artigo for publicado (segunda dia 31/08) o blog já estará normalizado e operando. Infelizmente sobra a frustração de saber que nosso presidente adora uma moda (segundo a assessoria de comunicação a ideia do blog é inspirada em Obama); mas, como todo político brasileiro, despreza totalmente o verdadeiro contato com o público e com o eleitor, o que é claramente a ideia de se ter um blog.
Acredito que muito disto se deve ao fato de que a cara-de-pau de nosso amado presidente não resistiria a uma boa análise sarcástica de um leitor que o superasse em inteligência ou no medo de que lhe cobrassem mais honestidade, mais respeito a ética e aos ideais que fundaram o PT e, principalmente, mais verdade em sua postura como governante de um povo que o elegeu para mudar o país e não para compactuar e se aliar as forças que sempre nos mantiveram no atraso e mergulhados na corrupção.
O Blog do Lula deveria ser um fórum onde o presidente poderia sentir diretamente a alma e o pensamento de seu povo. Encarar as críticas e usá-las para consertar seus próprios erros. Ao escolher a saída covarde e fácil de uma equipe jornalística e de não permitir comentários; Lula deixa claro que está cansado do cheiro do povo e que tem medo do que pode enfrentar ao se expor para uma população que está fora da sua claque de assistidos pelas “bolsas-esmola”.
É lógico que o presidente de uma nação não pode ficar na frente de um computador respondendo comentários o dia todo. Mas, pelo menos os mais interessantes e os mais críticos (positivamente ou não) poderiam ser respondidos diretamente por Lula ou, pelo menos, sob sua orientação uma vez por semana. Quanto aos artigos, que Lula não escrevesse todos, também seria aceitável. Mas, ao menos um ou dois artigos semanais poderiam vir diretamente de suas mãos. Assim. o Blog do Lula se converteria em um verdadeiro canal de contato livre com seu eleitor e com os cidadãos brasileiros que desejassem.
Mas, infelizmente, jamais veremos uma coisa assim por aqui. Pelo menos na administração Lula da Silva.
E você leitor, o que pensa disso?
No Tags
Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com