A Prefeitura Municipal de Barueri, por intermédio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, desenvolve ações de combate às larvas do mosquito transmissor da dengue, durante o ano inteiro, com a campanha “Barueri Sem Dengue”. O programa prevê a visitação periódica dos agentes às residências, monitoramento dos pontos críticos e outras medidas de prevenção; além de palestras educativas em escolas e entidades civis e distribuição de panfletos informativos à população.
Como complemento a essas atividades, são realizados também mutirões de combate ao mosquito “aedes aegypt” em bairros do município. Nesta semana, entre 22 e 26, o bairro do Jardim Mutinga, na divisa com Osasco, recebe atenção especial com dezenas de agentes e técnicos que estão realizando visitação às residências, conferindo depósitos ou objetos com água parada, lajes e calhas e vedação das caixas de água com telas.
O trabalho visa informar e conscientizar os moradores sobre a necessidade de se tomar medidas simples como deixar garrafas e outras vasilhas de cabeça para baixo, colocar areia nos pratos dos vasos, tampar bem os depósitos com água, entre outras, para evitar a proliferação do mosquito e consequentemente a manifestação da doença.
Neste ano em que muitas cidades do interior do Estado, Baixada Santista e grandes capitais brasileiras, registraram milhares de casos de dengue, Barueri está conseguindo controlar bem a epidemia, com somente 45 casos da doença adquiridos dentro do seu território, até o dia 22 de novembro.
Serviço – A Visa de Barueri mantém o telefone (Disque Dengue): 08007717207 para informações e denúncias sobre criadouros de mosquitos.