O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Saúde, conferiu ao município de Barueri o prêmio “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose,” no ano de 2009. O certificado foi entregue durante o Fórum sobre Tuberculose que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, do Hospital das Clínicas de São Paulo, no dia 28 de setembro.
Barueri conseguiu ultrapassar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 85%, atingindo mais de 90% de cura dos casos diagnosticados. O sucesso deve-se à estratégia adotada pela atual gestão da Secretaria de Saúde de Barueri que implantou uma equipe de atendimento à tuberculose em cada uma das dezesseis UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município, que é formada por um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes de saúde.
Ações de combate à tuberculose em Barueri
As equipes realizam um trabalho constante de busca ativa junto aos munícipes que apresentam os sintomas da doença. Nos casos suspeitos são realizados exames no Laboratório Municipal. Confirmado o diagnóstico, é iniciado um tratamento supervisionado, caso a caso, que é determinante para que haja um número mínimo de abandono e um alto índice de retratamento. Os profissionais envolvidos estão sempre em processo de atualização, reunindo-se regularmente para troca de informações e avaliações dos casos.
Esse programa permanente de detecção, prevenção e tratamento da tuberculose vem se destacando pela sua eficiência desde 1996, quando Barueri foi incluído entre os municípios prioritários no controle da tuberculose, no estado de São Paulo. Prova disso é que a cidade recebeu, durante cinco anos consecutivos, o prêmio “Qualidade no Controle da Tuberculose” do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), do Governo do Estado de São Paulo. Em 2006, dos 137 municípios prioritários do estado, Barueri ficou entre os vinte premiados.
Prêmio do Ministério da Saúde
No final do mês de maio o município também recebeu um Certificado de Mérito, do Ministério da Saúde, no IV Encontro Nacional de Tuberculose e I Fórum da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose, realizado na cidade do Rio de Janeiro, por ter alcançado em 2008 um índice superior a 57% “na proporção de casos de retratamento que realizaram o exame de cultura”, contribuindo com isso para o controle da tuberculose no Brasil.
O secretário de Saúde de Barueri, médico Mauricio Tundisi, informa que se o paciente cumprir integralmente o tratamento, as chances de cura são quase totais. “E com as inovações implantadas, como a criação dessas equipes específicas de tratamento, o programa em Barueri é sucesso, com premiação em nível estadual e federal”, disse.
O que é a Tuberculose?
É uma doença causada pelo bacilo de Koch, um micróbio que compromete geralmente os pulmões, mas também pode atingir qualquer parte do corpo. Os sintomas são febre baixa por vários dias, tosse por mais de 3 semanas, perda de apetite, emagrecimento e suores noturnos. A doença é transmitida pelo ar, em ambientes fechados com pouca ventilação, através da tosse, fala ou espirro. Quando tratada corretamente a tuberculose é uma doença curável.