A Secretaria de Saúde realizou mais uma atividade de promoção à saúde. Desta vez, na comunidade do Jardim das Bandeiras, onde o projeto Roda da Saúde debateu o tema câncer de próstata, na última sexta-feira, 5 de novembro.
Neste mês, todos os encontros abordarão abordarão a doença, que acomete principalmente homens entre 40 a 50 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
No encontro o médico clínico geral Michel Salim Gebara falou sobre cuidados, fatores de risco, prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.
Segundo ele, vários exames podem identificar a doença, dentre eles o clínico (toque retal) e o de sangue, que mede a dosagem da proteína Antígeno Prostático Específico (PSA, sigla em inglês). “Após os 45 anos é recomendado que o homem converse com o seu médico para que realize os exames, principalmente o de toque por ser o mais fidedigno, a fim de detectar a doença“, salientou.
Além disso, lembrou que o paciente com câncer de próstata pode não apresentar nenhum sintoma. Mas, dentre os mais comuns, estão dificuldade miccional e freqüência urinária aumentada durante o dia ou à noite, além de dor óssea, sintomas urinários, infecções generalizadas ou insuficiência renal, que podem ocorrer em um estágio mais grave.
Alimentação saudável, atividades físicas e exames precoces são preponderantes na prevenção. Fatores genéticos também devem ser levados em conta, já que um histórico de câncer na família é uma predisposição para se ter a doença.
Para Julieta Guerrieri, enfermeira sanitarista e coordenadora da Roda da Saúde, ensinar a se prevenir e discutir juntos sobre quais são as possibilidades de não adoecer são as principais propostas desta ação. “Saúde não é apenas se cuidar, mas um conjunto de atitudes como a prevenção, alimentação saudável e atividades físicas”, frisou.
Antonio Martins dos Santos, que estava participando pela primeira vez do encontro, achou muito interessante a ação, destacando que as informações transmitidas pelos profissionais de saúde sobre esta enfermidade que acomete o homem foi muito importante para ele. “Muitas vezes o homem não se preocupa como deveria com sua saúde, deixando de procurar os recursos que o município oferece, mesmo na questão da prevenção. Este encontro despertou em mim o interesse de me cuidar melhor e de me prevenir contra doenças”, complementou
Sobre a Roda
O projeto Roda da Saúde faz parte do Programa Osasco Saudável, que visa a expansão da saúde e bem-estar da população osasquense. Ele está presente nos bairros Rochdale, D’Ávila, Padroeira, Bandeiras, Açucará e Helena Maria.
Nas “rodas” há ações de orientação e discussão buscam envolver a comunidade em conversas sobre o que é saúde e fatores que podem interferir nela.
Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Osasco