Na última quinta-feira, dia 6 de agosto, os novos conselheiros gestores, empossados pelo prefeito no dia 4 de agosto, elegeram a nova presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Osasco para a gestão 2009/2011. Também foram eleitos o secretário executivo e os coordenadores das Comissões Permanentes do Conselho.
Esta primeira reunião ordinária da nova gestão ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde, das 9 às 12 horas, e contou com a presença dos conselheiros gestores, incluindo o secretário de Saúde, Gelso de Lima.
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é um órgão permanente e deliberativo, com representantes do Governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.
Até então presidido por Antonio Onofre França, o órgão teve apenas um candidato concorrendo à presidência: Regina de Oliveira Martini Cottes, que foi eleita por unanimidade. Foram eleitos também, para os cargos de secretário executivo, Benedito André da Costa; de coordenador de finanças, Solange Cristina Silva; coordenador de comunicação, Pedro Dimitruk; e de coordenador de apoio aos conselheiros gestores, Cícero Alves da Silva.
A nova presidente, Regina Cottes, agradeceu pela oportunidade e almeja que, com sua contribuição, o Conselho avance em seu papel de fiscalizador do Governo e orientador da população sobre os seus direitos e deveres em relação ao SUS. Além disso, ela ressaltou a importância dos conselheiros gestores. “Faremos a capacitação dos novos conselheiros gestores para que prestem um bom atendimento aos munícipes nas unidades de saúde”, destacou.
O secretário de Saúde parabenizou a nova presidente e atribui sua conquista ao reconhecimento pela excelente atuação no Conselho Municipal de Saúde no mandato anterior. “Tem muito a fazer e tenho certeza que o Conselho dará conta dos novos desafios”, afirmou.
O secretário também falou sobre a avaliação positiva dos últimos quatro anos de gestão e sobre a portaria 1101, do SUS, que preconiza que o município deve destinar 67% de seu atendimento à Atenção Básica e 11% à emergência e urgência. “No último trimestre atendemos 28% na atenção básica e 36% em atendimento secundário. Precisamos inverter a curva de atendimento, focando, ainda mais, na atenção básica”, complementou.
Regina Cottes foi eleita como conselheira gestora do Jd. Cipava em 2005. No mesmo ano, atuou no CMS como coordenadora de finanças até 2009, quando foi indicada para o cargo de presidente do Conselho. Ela deverá ficar no cargo até agosto de 2011.