A Secretaria de Saúde de Barueri realizou a sua terceira audiência pública do ano para prestação de contas das atividades desenvolvidas nos meses de julho, agosto e setembro de 2010. O evento aconteceu no dia 27, quarta-feira, no plenarinho da Câmara Municipal e contou com a presença de representantes da comunidade, membros do Conselho Municipal e dos Conselhos Locais de Saúde, além de gestores e trabalhadores da área.
Os números foram divulgados pelo secretário municipal, médico Mauricio Tundisi, que presidiu a audiência; e pelos coordenadores das áreas de atenção básica em saúde, vigilância em Saúde (Visa), pronto atendimento adulto, pronto atendimento infantil e assistência especializada; e diretores das áreas técnicas de análises clínicas, regulação, serviços médicos terceirizados e de prevenção e controle de infecções relacionadas à saúde (DPCI), diretoria instalada recentemente para desenvolver ações de prevenção às infecções hospitalares nas unidades de saúde do município.
O total de despesas da Saúde no trimestre foi de 66,7 milhões. Os atendimentos e outros procedimentos chegaram a 1,465 milhões em todos os serviços. Os exames laboratoriais foram 495 mil. As 16 UBS (Unidades Básicas de Saúde) realizaram mais de 750 mil procedimentos. O Pronto Atendimento Adulto prestou 128 mil e o Pronto Atendimento Infantil fez 31 mil atendimentos. O serviço de Especialidades Médicas realizou cerca de 50 mil atendimentos.
A Vigilância em Saúde divulgou 44 casos de dengue contraídos no município, desde o início do ano. Os agentes de Vigilância fizeram mais de 11 mil visitações para o combate e prevenção à dengue, roedores e outras pragas. O setor de epidemiologia aplicou mais de 190 mil vacinas, sendo 154.452 para prevenir a gripe H1N1 e 27.736 contra a poliomielite.
O Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil e Materna informou que o município teve 11 casos no período, somando até agora, no ano, 33 óbitos de crianças com até 1 ano de idade.
Hospital Municipal
Os números do Hospital Municipal “Francisco Moran” revelaram, entre outros, 3.797 internações, 47.030 consultas com pequenas cirurgias e outros procedimentos, 1.680 cirurgias de média complexidade, 3.803 tomografias, 10.008 ultrassonografias e 3.098 sessões de hemodiálise. O Banco de Sangue captou 635 bolsas entre os dias 25 de agosto (data da sua inauguração) e 30 de setembro.
No encerramento, o secretário de saúde agradeceu ao prefeito Rubens Furlan “que nunca colocou obstáculos aos investimentos necessários para que a saúde chegasse a esse nível”; ao presidente da Câmara, Toninho Furlan, pela cessão do local, e também ao empenho de todos os funcionários e prestadores de serviços.
Dados mais detalhados estão disponíveis para consulta na Secretaria de Saúde – rua Professor João da Matta e Luz, nº 262 – Centro.