A edição 2010 dos Jogos Abertos do Interior começou excelente para Cotia. Nesta quinta-feira (4/10), disputando a Segunda Divisão, o futebol feminino, representado pela Kurdana, venceu Lençóis Paulista, por 1 a 0 – gol de Suzana, pouco antes do apito final. A ginástica rítmica faturou uma medalha de bronze – a primeira da cidade na Olimpíada Caipira. E o handebol Sub 21 masculino e feminino começou com vitórias.
Ainda falta o resultado do karatê masculino, cuja programação foi severamente atrasada, com a categoria leve (na qual Cotia tem Rodrigo Hara como representante) começando somente às 20 horas. A sexta-feira será com apenas duas modalidades: futebol e handebol feminino. E a emoção maior está reservada para o fim do dia, com a Cerimônia de Abertura dos Jogos, na Vila Belmiro, às 18 horas.
Os Jogos Abertos do Interior podem ser acompanhados pelo site http://www.santos.sp.gov.br/jai2010
* Futebol feminino: insistir até conseguir
Cotia enfrentou Lençóis, no futebol feminino, pelo Grupo C, à tarde, no campo do Saldanha da Gama. Desde o primeiro minuto, dominou o jogo. Susana teve grande chance, mas a goleira Leila salvou com o pé. Marcelle também teve oportunidade, igualmente defendida pela lençoense. Perto do fim da primeira etapa, Lum invadiu a área e sofreu pênalti. Ela mesma foi para a cobrança, mas acertou a trave esquerda. Etapa inicial em 0 a 0.
Dispostas a converterem em gols a vantagem territorial, Cotia permaneceu no ataque, na segunda etapa. As descidas da lateral Tico levavam perigo. A técnica Andressa Azevedo colocou Priscila no lugar de Marcelle, mantendo o forte volume de jogo ofensivo. Lençóis tentava contra-ataques em bolas longas, sem dar muito trabalho à marcação cotiana.
Parecia que o gol não ia sair, ao passo que Leila fazia mais algumas defesas. Mas a chave dos vencedores é a persistência. E, faltando dois segundos para o fim do jogo, Susana aproveitou bola espirrada e mandou para as redes, correndo para o abraço. 1 a 0, placar confirmado com o apito, pouco após a nova saída de bola. Se fosse no futsal, modalidade que as meninas praticam, diria-se que o tento foi anotado quase no zerar do cronômetro.
Cotia foi para campo com: Márcia; Tico, Fran (capitã), Arine e Banana; Wendy, Karina, Susana e Lum; Luana e Marcelle (Priscila). Na sexta, jogam contra Aparecida, às 14 horas, no Estádio Espanha, do Jabaquara AC. Uma vitória praticamente garante as cotianas nos mata-matas. Na rodada de estreia, as aparecidenses venceram Caçapava por 4 a 1.
* Gabriellen, a menina de bronze
A primeira medalha de Cotia nos Jogos veio com as meninas da ginástica rítmica. Gabriellen Chagas foi bronze no arco. A competição ocorreu no Colégio Santista (CAIS).
Gabriellen se destacou em uma forte disputa, contando com atletas de Lorena, Campinas e Águas de Lindóia. Com 17,55 pontos, ficou atrás apenas da campineira Laís Pascoalino (19,45) e Aline Gomes (18,50), fazendo o triunfo inicial de Cotia nesta Olimpíada Caipira.
Além da bronzeada Gabriellen, Cotia competiu com Tiffany Bastos, nas mãos livres, ficando em sexto lugar. No individual geral, as notas da dupla, comandada pelo técnico Pedro Passos, deram o quarto lugar – não faturando a segunda medalha por muito pouco. Na classificação geral, a cidade ficou em oitavo, marcando o primeiro ponto de Cotia nos Abertos.
No handebol feminino Sub 21, pelo Grupo D, vitória tranquila sobre Assis, por 30 a 10, em partida disputada no Internacional de Regatas. A artilheira foi Jéssica, com nove gols. Na sexta, Cotia pega São João da Boa Vista, na Unilus, às 14 horas, em busca de sua vaga nas quartas.
O handebol masculino Sub 21 confirmou seu bom momento, vencendo Jacareí por 27 a 20. Após um primeiro tempo em que a diferença chegou a ser de apenas três gols, os rapazes deslancharam, construindo a vantagem necessária para dar uma boa estreia à cidade. Na sexta, folgam. No sábado, jogam contra Nova Odessa, às 19 horas, na Unilus 2, buscando efetivar uma das vagas do Grupo D.
* Resumo do dia 04/11
Medalhas: 1 bronze
Futebol Feminino – Grupo C
Cotia 1-0 Lençóis Paulista
Ginástica Rítmica
Arco – Gabriellen Chagas – bronze
Mãos Livres – Tiffany Bastos – 6º lugar
Individual Geral – 4º lugar
Classificação final: 8º lugar (1 ponto)
Handebol Feminino Sub 21 – Grupo D
Cotia 30-10 Assis
Handebol Masculino Sub 21 – Grupo D
Cotia 27-20 Jacareí