O espaço também irá contar com a apresentação de duas montagens teatrais, “A Galinha Ruiva” e “Spirulina em Spathódea”, que acontece neste domingo (23/10), às 16h e às 20h, respectivamente
Neste final de semana, o Cine Teatro Coronel Raymundo será palco de várias atrações culturais. Além da tradicional e variada programação oferecida no local todos os finais de semana, o espaço irá abrigar mais uma atração do Projeto Circuito Cultural Paulista, ao trazer ao município o espetáculo infantil “100 + Nem Menos”, que será apresentado gratuitamente ao público de Santana de Parnaíba e região no sábado (23/10), às 20h.
A programação do Cine Teatro deste final de semana tem início com um workshop cultural, que será aberto ao público em geral e ministrado pela Companhia Nóz de Teatro, Dança e Animação, no sábado (23/10), a partir das 16h. A única exigência para quem quiser participar é que a inscrição, gratuita, seja feita até o sábado (23/10), de manhã, no próprio local do evento.
No mesmo dia, às 20h, os moradores da cidade poderão se divertir com a apresentação do espetáculo infantil “100 + Nem Menos”, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Projeto Circuito Cultural Paulista. Encenado pela Companhia Nóz de Teatro, Dança e Animação (a mesma que irá realizar o workshop), a montagem é baseada na utilização de vários materiais ao criar e desenhar figuras no ar.
As imagens ora remetem à arte Näif e aos quadros de Juan Miró e Paul Klee, ora brincam com conceitos primários da matemática. É importante ressaltar que a encenação não usa texto, mas sim uma técnica original de animação de objetos, com linhas coloridas que flutuam pelo ar formando algarismos, bonecos e figuras inspiradas no traço infantil. “100 + Nem Menos” tem duração de 42 minutos.
Este espetáculo integra a extensa programação do Projeto Circuito Cultural Paulista 2010, que tem como objetivo consolidar a política de difusão de espetáculos teatrais, de dança e de música, no interior e litoral do Estado de São Paulo. É importante ressaltar que todos os eventos têm classificação livre. Desenvolvida pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio de parcerias firmadas com diversas prefeituras, esta ação acontece dos meses de março a novembro em 70 municípios do Estado.
Já no domingo (24/10), às 16h, será a vez da criançada novamente se divertir com a apresentação do espetáculo infantil “A Galinha Ruiva”. Com direção de Orlando Basptistim, a montagem narra a história da uma galinha ruiva, que mora em um fazenda e um dia resolve fazer um bolo e chamar seus amigos – o burro, o pato, o porco e o cachorro.
A narrativa se desenvolve a partir daí, quando todos os seus amigos, com exceção do cachorro, se esquivam de ajudá-la na confecção do bolo, dando desculpas para tal. Indicado para crianças com idade a partir dos quatro anos, o espetáculo é encenado por atores do Núcleo Arte e tem duração de 40 minutos.
Em seguida, será apresentado, às 20h, o espetáculo “Spirulina em Spathódea”, encenado pela atriz Silvia Leblon, do Grupo Na Companhia dos Anjos, da Cooperativa Paulista de Teatro. A montagem gira em torno de uma palhaça, que traz uma bagagem e, aos poucos, revela seus segredos, seus brinquedos, seu mundo peculiar.
Uma peça interativa, no qual a palhaça convida a platéia a participar de seu mundo, incluindo-a na sua lógica pessoal. Ela fala de diversos assuntos, entre eles, da morte, da vida, dos desejos e das superações. Ganhador do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2007, o espetáculo já percorreu várias cidades brasileiras.
A montagem foi premiada, em 2008, também no Festival Nacional de Teatro de Campo Limpo, como o terceiro “Melhor Espetáculo Adulto”, o “Prêmio Destaque para Silvia Leblon”, e o “Melhor Figurino”. Já este ano, no 4º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora (MG), a peça conquistou os prêmios de “Melhor Trilha Sonora”, “Melhor Direção”, “Melhor Atriz” e “Melhor Espetáculo Adulto”.
Quem quiser assistir a qualquer um desses espetáculos exibidos no Cine Teatro neste final de semana, deve comparecer ao local – localizado à Rua Suzana Dias, 300, no Centro Histórico – com 30 minutos de antecedência da exibição de cada um. Vale lembrar que o espaço tem capacidade para 200 pessoas e que, após o início das apresentações, não será permitida a entrada no local. Mais informações devem ser obtidas pelo telefone 4154-4447, de quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h.