A Associação de Medula Óssea (AMEO) do Estado de São Paulo e o Hemocentro, com apoio da Prefeitura de Santana de Parnaíba e do Rotary Clube Aldeia da Serra, promoverão, neste próximo sábado (04/12), das 10h às 16 horas, o cadastramento de doadores de Medula Óssea. A ação, cujo slogan é “Doe e salve uma vida”, acontecerá na quadra poliesportiva do condomínio Morada dos Pinheiros, no bairro Aldeia da Serra, em Santana de Parnaíba.
Para se cadastrar, o interessado deve ter entre 18 a 54 anos de idade e estar em bom estado de saúde. Ele deverá fornecer uma amostra de sangue (10 ml), que será retirada no próprio dia, para a realização do teste de compatibilidade (HLA). É necessário, também, apresentar um documento de identificação e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado do exame do HLA. Para promover a ação, a Secretaria Municipal de Saúde irá fornecer cinco técnicos e um enfermeiro. Além disso, ela vai disponibilizar uma ambulância e uma maca, para serem utilizados, caso alguém venha a se sentir mal durante a coleta da mostra de sangue para o exame.
O Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME) centraliza todas as informações (nome, endereço, telefones para contato e resultados de exames) de pessoas que se dispõem a doar a medula óssea para pacientes que não possuem doadores na família. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.
A medula óssea
A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula, estão localizadas as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Doenças como leucemia, aplasia de medula óssea e algumas doenças genéticas acabam comprometendo a produção de sangue pela medula. Nestes casos, é necessário que a pessoa doente receba o transplante de medula. Porém, a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100.000. Devido a este fato, é muito importante que as pessoas saudáveis sejam doadoras. Caso seja encontrado um voluntário compatível, este será chamado para realizar um exame de sangue mais detalhado. Confirmado a compatibilidade, ele é convidado a doar a medula.
Sobre a Ameo
A AMEO é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico (OSCIP), fundada em 2002. Composta por um grupo de pacientes, familiares de pacientes, voluntários e profissionais da área de saúde, a associação possui o apoio técnico do Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. A AMEO está localizada à Rua Dona Verídiana, 410, sala 32, Vila Buarque, São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3333-4424 ou pelo site www.ameo.org.br.
O cadastro para doação também pode ser feito no Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, localizada à Rua Marquês de Itu, 579, Vila Buarque, São Paulo. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 15h. Não é necessário agendar. O interessado deve levar RG, CPF, nome e telefone de 02 pessoas para contato. Mais informações podem ser obtidas no telefone 2176-7000, ramal 7249 ou no site www.santacasasp.org.br.
?