500 crianças e jovens de Santana de Parnaíba serão beneficiados com novo projeto esportivo e educativo

Em breve, os moradores da cidade vão contar com mais uma nova ação na área esportiva, que prevê uma série de atividades esportivas, recreativas e educativas. Trata-se do Projeto “Segundo Tempo”, fruto de uma parceria entre o governo federal – por meio do Ministério do Esporte – e a Prefeitura de Santana de Parnaíba, com a Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL). Esta iniciativa será desenvolvida em cinco núcleos, localizados em pontos diferentes da cidade.
O projeto vai beneficiar cerca de 500 crianças e jovens, com idades entre 07 e 17 anos, com o objetivo de atendê-las fora do período escolar, ocupando, de forma produtiva, o seu tempo ocioso. Para isso, serão desenvolvidas atividades esportivas de quadra, como vôlei, futsal, basquete e handball, e complementares, que englobam capoeira, dança e xadrez.
As crianças e jovens atendidos pelo projeto ainda poderão participar de atividades recreativas, de desenho e atletismo. O “Segundo Tempo” vai ser desenvolvido em núcleos implantados no Ginásio de Esportes Vereador Reinaldo Santos (Fazendinha), no Centro Comunitário Poliesportivo do Bairro 120, no Colégio Municipal Governador Mário Covas Júnior (Parque Santana), na Fundação Eprocad (Jardim Parnaíba) e no Ville Sport Show (Refúgio dos Bandeirantes).
Durante o período no qual os participantes do projeto estiverem em atividades, eles vão ganhar lanche e, ainda, serão contemplados com kits de uniformes, composto por uma camiseta e uma bermuda, que foram entregues à Prefeitura, na unidade centro da SMAFEL, na quarta-feira (26/01). Ao todo, foram distribuídas 1,5 mil camisetas e 500 bermudas, além de 45 camisetas pólos que serão voltadas aos funcionários do “Segundo Tempo”.
Esta parceria entre os governos federal e municipal prevê a liberação de uma verba por parte do Ministério do Esporte à Prefeitura de Santana de Parnaíba no valor total de R$ 228.540 mil, sendo que a primeira parcela, de R$ 97.375 mil, já foi liberada em agosto do ano passado. Já a municipalidade entra com a infra-estrutura, nos locais onde o projeto será desenvolvido.
A Prefeitura está aguardando um aval do Ministério do Esporte para dar início à implantação efetiva do “Segundo Tempo”. Vale lembrar que a seleção dos funcionários que irão desenvolver este projeto na cidade foi realizada no final de 2010 e, nos próximos dias, deve ser efetivada a contratação oficial de cada um deles. Esta ação será desenvolvida por 17 profissionais, sendo que seis deles serão contratados pela SMAFEL (o coordenador geral e cinco monitores de atividades complementares).
De acordo com o secretário da SMAFEL Darlan Chiló Bastianon, o “Segundo Tempo” é de suma importância para se dar continuidade às ações municipais na área esportiva e recreativa. “Este projeto social é voltado para crianças e jovens de baixa renda, que requerem um cuidado maior por estarem em situação de risco permanente. E a nossa função é sempre buscar resgatá-los, ocupando o tempo vago deles com atividades esportivas e educacionais”, ressalta o secretário.
Quem quiser obter mais informações sobre o projeto “Segundo Tempo” deve entrar em contato na SMAFEL, pelo telefone 4622-8650.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Guarda Municipal de Santana de Parnaíba prende traficantes na Vila Esperança e no Parque dos Monteiros

A constante atuação da Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba ao combate da criminalidade no município, resultou em mais duas apreensões em fragrantes de traficante de drogas. Desta vez, as ações bem-sucedidas foram nos bairros da Vila Esperança e no Parque dos Monteiros II. A mais recente delas aconteceu no último domingo (21/07), quando [...]