A cidade de Barueri sediou nova reunião da Câmara Técnica Intermunicipal de Saneamento da Região Oeste da Grande São Paulo, evento realizado na quarta-feira, 6, na Secretaria de Projetos e Construções, no Jardim São Pedro (bairro Centro), em Barueri. O encontro contou com representantes de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Foram discutidos diversos assuntos, e em um deles ficou reforçado que a partir do encontro em Barueri haverá a presença de representante da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), visando o melhor entendimento com as prefeituras municipais para a implantação e acompanhamento das obras dos coletores-troncos em áreas com restrição ambiental.
A cidade de Barueri foi representada pelo presidente da Câmara Técnica Intermunicipal de Saneamento da Região Oeste, José Mendes da Silva, diretor técnico de obras da Secretaria de Projetos e Construções, e pelo engenheiro Ricardo Pinto, que trabalha na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.
A Câmara Técnica foi criada para discutir ações de fiscalização e acompanhamento do cronograma de obras de coleta e tratamento de esgoto, previstas para execução em etapas pela Sabesp, nos municípios da região, até o ano de 2018.
Na última reunião, cada participante voltou a discutir assuntos pertinentes à sua cidade. Outros sugeriram ações conjuntas. É o caso, por exemplo, do engenheiro Roberto Valeriani Ignátios, secretário de Planejamento e Receita de Santana de Parnaíba. Ele salientou a necessidade de os municípios desenvolverem planos de saneamento em consulta comum, assim como acertar o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) a ser celebrado com o Ministério Público e a Sabesp.
Barueri, em razão do trabalho realizado em parceria com a Sabesp, já concluiu grande parte das obras de ligações ao coletor-tronco São João. “Atualmente está sendo tratado algo em torno de 30% do esgoto gerado. Até o final deste ano a cidade atingirá a média de 50% de ligações para tratamento”, informou José Mendes da Silva.
Novos coletores
No momento, a Prefeitura de Barueri atua ainda na construção de dois coletores de esgoto em pontos distintos da cidade. Em parceria com a Sabesp e outros empreendedores, o governo municipal está executando obras do coletor-tronco da bacia do Garcia, começando no Parque Imperial e se estendendo até o coletor-tronco São João, no Jardim dos Camargos, com previsão para conclusão até março do próximo.
O coletor do Garcia vai captar esgoto do Parque Imperial e de empreendimentos como: Tamboré, Alphaville (residenciais Zero, 1 e 2), Jubran, Condomínio Solaia, 18 do Forte, Alpha Conde, Alpha Plus, Vert Ville e Green Valey.
No bairro Votupoca, também em parceria com a Sabesp, a Prefeitura de Barueri está implantando o coletor do córrego Lajeado, trecho II do Jardim Líbano ao Jardim Júlio. A obra será interligada ao coletor-tronco Cotia, que margeia o rio Cotia.
Reunião em Itapevi
A próxima reunião está prevista para o dia 4 de novembro, às 10 horas, em Itapevi, cidade que, segundo o engenheiro Walter Hasegawa tem dificuldades para licenciamento de obras e transposição de obstáculos como cursos d’água e os trilhos ferroviários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e os licenciamentos ambientais. O novo encontro, além da Cetesb, deverá contar com a participação de representantes da CPTM e do DER (Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de São Paulo).