A nova ponte “Akira Hashimoto”, sobre o rio Tietê, ligando a avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, na Aldeia de Barueri, com a estrada da Aldeinha, em Alphaville, está sendo construída com recursos da Prefeitura de Barueri, com o objetivo de facilitar o escoamento do tráfego e ajudar a desenvolver o futuro polo industrial do Votupoca, beneficiando motoristas e usuários do transporte coletivo do município. O prazo previsto para término é o segundo semestre de 2011.
O projeto faz parte do investimento da Prefeitura de Barueri no corredor de avenidas criadas desde o Jardim Paulista, passando pelo Parque Viana e Jardim Maria Helena. “Essa obra trará grandes vantagens ao nosso povo. É importante, pois vai diminuir os congestionamentos próximos à ponte da alameda Tocantins e à ponte da avenida Piracema (km 22 da rodovia Castello Branco), e os moradores poderão chegar a Alphaville em até 15 minutos”, explicou o prefeito Rubens Furlan.
A nova obra terá 600 metros de extensão. Está em fase de concretagem das vigas transversais da alça sobre o Rio Cotia. A ponte terá sentido duplo, alça em harpa para acesso de veículos com destino à Aldeia de Barueri e retorno para tráfego direcionado à Via Parque. Será toda em “estaiada”, sistema de construção que diminui o grande volume de concreto empregado nas obras tradicionais, semelhante à ponte sobre o Rio Pinheiros, no Brooklin (zona Sul da capital paulista) e a outras novas obras do sistema viário de Barueri: alça de acesso do Viaduto dos Trabalhadores, no Centro, e passarela da avenida Rio Negro, em Alphaville.
Quando a nova ponte estiver concluída sobre o rio Tietê liberada ao tráfego, o motorista poderá chegar mais rápido a Alphaville, trafegando por outras obras da Prefeitura de Barueri: avenida Marco Antonio Callegare e avenida José Dias da Silvia; além da avenida Aníbal Correia e a abertura da via de ligação às marginais Direita e Esquerda, que estão em execução entre o Parque Viana e Jardim Paulista.