A Secretaria de Saúde de Barueri, por intermédio da comissão do programa Barueri Sustentável, está implantando um sistema de coleta das chapas de raio-X utilizadas em exames realizados pela rede municipal. Normalmente, após o uso, elas são descartadas em lixões e aterros poluindo o meio ambiente porque carregam resíduos tóxicos, já que contêm componentes químicos como o metanol, amônia e metais pesados como cromo, que podem ser letais ao ser humano.
A ideia é reunir as chapas rejeitadas e enviá-las para a reciclagem, que é realizada por empresas responsáveis pela coleta do lixo hospitalar, uma vez que o material também é composto por cristais de prata que podem ser extraídos e transformados em talheres e jóias, por exemplo. A partir de outro material restante da reciclagem das chapas, o acetato, pode-se fabricar caixas de presentes e bolsas.
Por enquanto existem recipientes de coleta no Pronto-Atendimento Adulto (PS Central) e no hall de entrada da sede da Secretaria, mas a sua logística está sendo aprimorada com a colocação de mais coletores em outros prontos-socorros e nas dezesseis UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município, para receber as chapas que os pacientes têm guardado em casa, e não sabem como e onde descartá-las.