Na tarde do dia 22 de outubro, integrantes da Guarda Municipal Comunitária (GMC) de Santana de Parnaíba prenderam dois suspeitos acusados de estelionato, na agência da Caixa Econômica Federal, do bairro da Fazendinha.
A denúncia veio por parte dos funcionários da Caixa que, ao atenderam o suspeito, observaram que os documentos de identificação eram falsos. Ao perceber a movimentação no local, o suspeito fugiu em um carro que o aguardava com mais uma pessoa. Numa rápida resposta do chamado da agência, os guardas municipais perseguiram os meliantes e conseguiram bloquear a passagem do carro e, assim, efetuar a prisão dos dois suspeitos.
No ato da prisão, a GMC encontrou uma série de documentos, cartões de banco e aparelhos celulares. Os suspeitos foram encaminhados à delegacia de Polícia da cidade e, no local, foi constatado que todos os documentos eram falsos. Também foram identificados diversos documentos de registro do INSS, entre outros.
Segundo a Guarda Municipal Comunitária, a quadrilha aplicava o golpe de estelionato, abrindo contas em diversos bancos, com documentos falsificados, utilizando os números de RG e CPF de outras pessoas. Em seguida, os estelionatários realizavam empréstimos em financeiras, que debitavam o valor na conta bancária aberta. Como os valores eram altos, o saque tinha de ser efetuado no caixa de atendimento, com um funcionário da agência bancária. A ação só não teve sucesso, porque um dos funcionários da Caixa desconfiou do documento de identificação e acionou a GMC.
Sebastião dos Reis Queiroz, de 60 anos, morador da cidade de Jandira e Celso Batista de Souza, de 36 anos, domiciliado em Ferraz de Vasconcelos, foram encaminhados para a Polícia Federal. Ainda de acordo com a GMC, um dos presos já possui uma intensa ficha policial, com dezenas de crimes, todos oriundos de estelionato. A GMC ainda afirma que outras pessoas estejam envolvidas na quadrilha, porém sem identificação.
Após investigação, foi apurado que só na agência da Caixa Econômica Federal de Santana de Parnaíba, foram efetuados saques de mais de R$ 10 mil, oriundos de empréstimos, via INSS. Além disso, em uma das inúmeras contas abertas em outros bancos, foi encontrado o valor de R$ 85 mil.
Para o delegado plantonista Nilton de Lima Abrahim, que registrou a ocorrência, a parceria entre a Guarda Municipal Comunitária com as Polícias Civil e Militar foi fundamental para o sucesso da operação. “O apoio constante que nós recebemos da GMC demonstra o comprometimento que ela tem com a cidade e com o policiamento. Graças ao posto da guarda, que fica na Fazendinha, a ação pôde ser realizada assim que o chamado foi feito, garantindo a prisão dos acusados”.
Ainda segundo o delegado, casos como estes vêm ganhando freqüência. “Infelizmente, qualquer cidadão está vulnerável a ter seus números de documentos utilizados para falsificação. Sendo assim, o melhor resguardo é sempre deixar os documentos, como RG, CPF e Título de Eleitor, bem guardados. Nunca emprestar cartão de banco ou senha para ninguém. E, caso o cidadão venha a perder algum desses documentos, fazer o mais rápido possível um Boletim de Ocorrência, pois só assim ele terá segurança de que seus dados não estejam nas mãos erradas”, alerta o delegado.
Além disso, verifique
Guarda Municipal de Santana de Parnaíba prende traficantes na Vila Esperança e no Parque dos Monteiros
A constante atuação da Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba ao combate da criminalidade no município, resultou em mais duas apreensões em fragrantes de traficante de drogas. Desta vez, as ações bem-sucedidas foram nos bairros da Vila Esperança e no Parque dos Monteiros II. A mais recente delas aconteceu no último domingo (21/07), quando [...]