A Secretaria de Saúde de Barueri definiu o plano de ação e as metas para 2011, do programa DST/Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida), desenvolvido pela Prefeitura para prevenção da doença e tratamento dos prováveis infectados do município. O projeto foi apresentado pela sua coordenadora, Adriana Poladian, na reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde, realizado na última quinta-feira, 21.
Estão previstas quatro campanhas de prevenção durante o ano, aumento de 50% nas coletas para testes de HIV em mulheres, ação dirigida aos idosos, que estão contraindo Aids em número cada vez maior, resultado de exames confirmatórios de HIV realizados aqui mesmo no Laboratório Municipal, em 15 dias, quatro oficinas de educação e prevenção para os alunos da rede escolar, parceria com o Comitê de Prevenção à Gravidez na Adolescência e a criação de um serviço de referencia à violência sexual no SAE (Serviço de Atendimento Especializado).
Em 2009 aconteceram 48 novos casos de Aids. Neste ano já foram constatados 39, até setembro, em Barueri. Com o objetivo de monitorar a propagação da doença entre a população e proporcionar o tratamento adequado, a Secretaria de Saúde oferece o serviço gratuito de exames de HIV/Aids, que são realizados no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento (veja endereço abaixo).
No CTA, o interessado recebe informações e orientação sobre o assunto antes de realizar o exame. A marcação pode ser agendada por telefone. Para realizar o teste não é necessário dar o nome ou endereço; pode ser usado um pseudônimo. Mas é preciso informar o bairro e cidade onde reside para efeito de controle e pesquisa de demanda. Por mês, cerca de 60 pessoas de ambos os sexos e todas as idades procuram o CTA para fazer o teste, que pode ser espontânea ou encaminhada por um médico.
Aids
O vírus HIV é fatal, mas quando controlado a tempo pode prolongar a vida dos pacientes por muitos anos. Pode ser detectado no sangue, secreção sexual, leite materno e em objetos infectados. Os sintomas iniciais são geralmente comuns a várias outras doenças. Com a sua progressão e o comprometimento do sistema imunológico, começam a surgir doenças oportunistas como tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, toxoplasmose e meningites, entre outras.
A prevenção só é possível com a utilização de preservativos na relação sexual, que devem ter qualidade comprovadas. Seringas descartáveis e luvas no manuseio de instrumentos cirúrgicos e de ferimentos também são vitais na sua prevenção.
Serviço – O CTA atende na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 268, centro (ao lado da igreja matriz). Mais informações pelo telefone: 4199-3100 – Ramal 3231.