Com o tema “Vida Sustentável: construir o futuro, preservando o presente”, Secretaria de Educação aguarda mais de 40 mil pessoas para o desfile de 7 de setembro
Pelo menos 40 mil pessoas são aguardadas para o desfile cívico de 7 de setembro no município de Osasco, que neste ano aborda a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente. Realizados pela Secretaria de Educação, os desfiles transformaram-se em grandes acontecimentos da cidade. No ano passado, por exemplo, chegou a superar o público registrado no evento da Capital paulista.
Com o tema “Vida Sustentável: construir o futuro, preservando o presente”, o desfile é resultado do estudo e pesquisa realizados em sala de aula por mais de 12 mil alunos de terceiras e quartas séries das 55 unidades de ensino fundamental da rede municipal de Ensino.
Para sediar o evento, a Avenida dos Autonomistas já recebe estruturas gigantes e coloridas, fixadas em postes, ilustrando temas como água, ecossistemas, multiculturalismo, resíduos, clima, educação, cidadania e sustentabilidade.
Contando com cerca de 13 mil participantes, entre escolas municipais, particulares, estaduais e entidades civis e militares, a festa cívica também será um exemplo prático de sustentabilidade, com caminhões para coletas de materiais recicláveis e mais de 100 lixeiras distribuídas por toda a avenida para o lixo produzido durante o evento.
Aberto por alunos da Educação Inclusiva, o desfile do dia 7 de setembro também contará com jovens e adultos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do MOVA (Movimento de Alfabetização).
Para a secretária de Educação, Mazé Favarão, os desfiles sintetizam a qualidade dos trabalhos realizados com as crianças da Rede. “O que vemos desde 2006 na avenida é uma pequena mostra de que Osasco é de fato um município que educa. E com um trabalho tão bonito; colocamos o desafio de sermos melhores a cada ano”, afirma. Segundo ela, o respeito ao meio ambiente deve estar no cotidiano da Educação. “Não precisamos apenas de um mundo melhor para as futuras gerações. Mas sim de pessoas melhores e mais conscientes para cuidar do nosso planeta”, conclui.
Com início às 9 horas, o desfile tem início na Avenida dos Autonomistas, no cruzamento com a Rua João Crudo, passando pela Rua Primitiva Vianco e terminando na Praça da Padroeira do Brasil.
Sumara Fernanda Mesquita
Coordenadora do Setor de Projetos
Secretaria de Educação do Município de Osasco