A Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis da Vila Esperança (AVEMARE), que conta com total apoio da Prefeitura de Santana de Parnaíba, completou, em outubro, dez anos de fundação. E para comemorar a data, os associados promoveram uma cerimônia, no último dia 28/10, no Centro de Educação para a Sustentabilidade (CES), em Alphaville.
Estiveram presentes ao evento, os vereadores Chiquinho Miguel, Cibele da Silva, Maria Helena Arruda Santos e Ronaldo Santos, o Secretário Municipal de Assistência Social Eduardo Fernandes, a presidente da AVEMARE Clarice Amorim, a presidente da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Reclicáveis da Vila Esperança Claudiene Pereira, além de diversos colaboradores da associação.
Durante a cerimônia, a presidente da AVEMARE Clarice Amorim e a diretora de relações associativas Izabel da Fonseca apresentaram aos convidados a trajetória dos dez anos da Associação. Elas lembraram as dificuldades enfrentadas no início e as vitórias conquistadas, ao longo dos últimos anos. “Antes da associação, trabalhávamos no lixão da cidade (atual aterro controlado). Depois, com o apoio da Prefeitura, mudamos para o galpão e fomos implementando diversos projetos, por meio da ajuda dos colaboradores. Posso dizer que a AVEMARE é um sonho que se concretizou. Todos os associados são bastante entusiasmados e as nossas perspectivas de crescimento são as melhores”, afirmou Clarice.
Para o Secretário Municipal de Assistência Social Eduardo Fernandes, que acompanhou de perto toda a trajetória da AVEMARE, é uma surpresa muito agradável ver o patamar que a associação alcançou. “A Prefeitura ofereceu o suporte para que eles trabalhassem em um local adequado e retirassem o sustento de suas famílias. Com o tempo, a associação foi crescendo, transformou-se em uma cooperativa e, hoje, possuem um grau de independência muito grande. Fico muito feliz de ver como a AVEMARE está. E a tendência agora é ela se fortalecer cada vez mais com a expansão da coleta seletiva e a capacitação dos cooperados”, disse o secretário.
AVEMARE
A história da AVEMARE começa um ano antes de sua fundação. Em 1999, na na primeira administração do Prefeito Silvinho Peccioli, após um estudo realizado pela Prefeitura sobre a comunidade da Vila Esperança – que tinha como principal e, na maioria dos casos, única fonte de renda a coleta de lixo no local – foi implantada uma série de ações sociais, visando à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Uma delas foi a inserção de um trabalho socioeducativo com os catadores e suas famílias, denominado de “Projeto Social Vila Esperança”.
No ano seguinte, em 2000, outra medida foi organizar o trabalho, por meio da criação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperança. A Prefeitura forneceu uma sala para a capacitação dos associados, equipamentos (esteira e prensa) e caminhão para a coleta seletiva.
No ano de 2006, a Prefeitura disponibilizou um galpão de cinco mil metros quadrados para os associados. E, hoje, além do galpão e dos equipamentos, ela oferece também dois caminhões e motoristas para fazer a coleta.
Todo esse processo de preparação serviu de base para a elaboração da campanha Lixo da Gente/Reciclando Cidadania, que conta com diversas parcerias, entre elas, da Petrobras, Instituto Tamboré, Fundação Alphaville e Ipesa. E, em 2007, a associação foi transformada em uma cooperativa.
Atualmente, a associação possui 98 cooperados e é responsável pela coleta seletiva de 40% do município, com uma produção mensal de 300 toneladas de recicláveis. O faturamento mensal da AVEMARE é de R$ 96 mil, com uma renda média, por cooperado, de R$ 800,00.
?