O SESC SP realiza neste mês a Mostra SESC de Teatro de Rua, com atividades previstas para acontecer nas Unidades de Osasco, São Carlos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Taubaté e Santo André. São 11 montagens, distribuídas em 50 sessões, durante o período de 14 a 26 de setembro.
Entre os dias 21 e 25 de setembro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba, por intermédio da Secretaria de Cultura,Oficina Cultural Grande Otelo – Governo do Estado de São Paulo e Clube União Recreativo, o SESC Sorocaba traz o Especial para a cidade. As atividades serão abertas ao público em geral e acontecerão gratuitamente na Praça Frei Baraúna, na Oficina Cultural Grande Otelo e na Praça Cel. Fernando Prestes.
Com atividades que envolvem espetáculos, mesa redonda, lançamento de livro e oficinas, a Mostra traz uma das manifestações mais antigas da cultura popular.
O conceito de Teatro de Rua, como é conhecido atualmente, é marcado pela intenção explícita de criar encenações para ser apresentadas em espaço público, consolidando a rua como uma escolha e não necessariamente a ausência de alternativa, como ocorreu no passado. Essa manifestação artística é um valioso instrumento para a valorização dos sentidos da convivência e da diversidade, quando promove a visualidade, as tradições populares, a linguagem direta e cativante, além de truques e sutilezas que surgem da interação entre os eventos visuais, sonoros e humanos existentes ao redor, arrastando-os para a história – que muitas vezes se erguem ali mesmo, misturando ficção e realidade, marcas características desta expressão cênica.
Assim, as experiências apresentadas são as mais variadas; números circenses, teatro formal, folia, folguedos populares, música experimental e dança contemporânea fazem parte do universo apresentado na Mostra e são referências na criação das atividades propostas.
Favorecida desde meados dos anos 80, com a democratização do uso dos espaços públicos, relacionada com a trajetória iniciada pelos grupos no calor das lutas políticas, a prática do Teatro de Rua ocupou um novo lugar no panorama teatral brasileiro, com grupos voltados para pesquisa e a articulação em redes de discussão e compartilhamento das questões pertinentes à área.
A Mostra tem o seu foco no desenvolvimento de ações alusivas à produção do teatro de rua em suas diferentes vertentes e, ao mesmo tempo, pretende reforçar o papel educativo do SESC SP como pressuposto para a transformação social, através da intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações.
Cruzeiro on-line