Responsável pela região central e sul do município, Batalhão patrulha área com 438 mil pessoas
O governador José Serra participou nesta terça-feira, 17, da solenidade de inauguração do 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em Osasco, Região Metropolitana de São Paulo. A unidade é responsável pelo patrulhamento das regiões central e sul do município, abrangendo uma área de 43 quilômetros quadrados, com aproximadamente 438 mil habitantes.
A nova sede, construída em um terreno doado pela prefeitura tem 959,36 metros de área construída. Distribuído em dois níveis, conta com administração no segundo andar e alojamentos e refeitórios de oficiais e praças no térreo. As obras, iniciadas em outubro de 2005, foram concluídas em setembro último. Originário da então Polícia Marítima do Porto de Santos, criada em 892, o 14º Batalhão foi transferido para São Paulo em 1973 e no ano seguinte para Osasco.
Com efetivo de 571 pessoas e 96 viaturas, o efetivo do batalhão realiza rondas ostensivas com apoio de motos, força tática, radiopatrulha, patrulhamento escolar, comunitário e com cães, além do Programa de Policiamento Inteligente (PPI). A iniciativa identifica áreas de maior criminalidade e destaca policiais, viaturas, bases e recursos para enfrentar e prevenir o homicídio. As viaturas do policiamento preventivo seguem um roteiro elaborado a partir de um banco de dados sobre a criminalidade – como por exemplo horário, local, dia da semana e perfil dos autores de homicídios.
Condecoração
A cerimônia marca também a entrega da Medalha do Centenário da unidade para 40 pessoas que se destacaram pelos serviços prestados à região Oeste da Grande São Paulo, à comunidade osasquense e à Polícia Militar do Estado.
A solenidade contará com as presenças do secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, do prefeito de Osasco, Emídio de Souza, do comandante do policiamento metropolitano, coronel PM Admir Gervásio Moreira e do comandante do CPA/M-8, coronel PM Helio Verza Filho e do comandante do 14º BPM/M, tenente-coronel PM João Ricieri Folguieri.
Do Portal do Governo do Estado de São Paulo