A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência e Promoção Social e a Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, promoveu no dia 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, um ato de conscientização sobre o tema, no Largo de Osasco. A ação faz parte dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher e do Lançamento da Campanha do Laço Branco.
Durante toda a manhã, servidores dos dois setores distribuíram um impresso com a programação dos 16 dias de Ativismo e uma cartilha com tema “Quem quer bem… não faz mal!, Sua atitude faz a diferença”, abordando vários temas relacionados às lutas raciais e direitos humanos. Além de conter a Lei Maria da Penha. O grupo também amarrava no braço dos homens que passavam pelo local um laço branco com os dizeres: “Homem pelo fim da violência contra as mulheres”.
O evento também contou com carro de som, com mensagens de paz e convite para os homens aderirem à causa e serem defensores da mulher vítima de violência.
Durante o ato, Antônio Pereira Coelho, que mora em Presidente Altino, recebeu o laço branco e os impressos da campanha. “Sou contra a violência. Mulher e criança devem ser tratadas com carinho, para mim isso é prioridade” afirmou.
Também no ato, a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sonia Rainho abordou o tema. “A cada 15 segundos uma mulher é espancada no país e nós queremos paz. Mulher, denuncie e não seja refém de seu agressor”, aconselhou.
A secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafá, também deu seu recado. “Homem que é homem não bate, não humilha, não pratica violência contra a mulher. Vê nela uma companheira que vai ajudar a construir uma família com dignidade” disse.
A secretária ainda explicou que o movimento surgiu no Canadá, quando um grupo de homens se reuniu e lançou a Campanha do Laço Branco, para apoiar as mulheres nesta luta. A campanha acontece em 16 países entre 2 de novembro e 10 de dezembro. No Brasil, iniciou-se no dia 20 deste mês e tem como objetivo sensibilizar e envolver o homem no engajamento pelo fim da violência praticada contra a mulher.
Ainda no ato, o músico Chico Neto, acompanhado da Orquestra de Violão do Centro de Atenção da 3º Idade, fez apresentações de músicas populares brasileiras.
A campanha conta com apoio da Guarda Civil Municipal – GCM, Comando de Policiamento de Área Metropolitana/8 – CPAM/8, Delegacia de Defesa da Mulher, Instituto Ecos, Universidade de São Paulo – USP, União de Mulheres de São Paulo, AGENDE – Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento, Instituto PAPAI, as escolas estaduais Professor Armando Gaban e Walter Negrelli, e as Secretarias municipais de Esporte, Recreação e Lazer, Serviços Municipais, Obras e Transporte.
Violência contra mulher é crime. Denuncie!
Onde buscar ajuda:
Centro de Proteção Social à Mulher, Márcia Ribeiro, fone: 0800-727-8606
Delegacia da Mulher, fone: 3682-4485
OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, fone: 3683-4736
Defensoria Pública, fone: 3698-5545
Casa da Mulher – fone: 2183-3400
Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, fone: 2183-6187
Acontece ainda
Dia 01 e 02/12 – Campanha do Laço Branco com a Guarda Civil Municipal de Osasco – GCM.
Dia 04/12 – Apresentação da Vida e Obra de “Maria Carolina Jesus”.
Local: CATI / SAPS – Rua da Saudade, 180.
Horário: 11h às 14h.
Dia 07/12 – Atividade esportiva e cultural entre as secretarias – “Homens na luta contra a violência à mulher”.
Local: CREAS / SAPS – Rua Ciro dos Anjos, 80.
Horário: 18h.
Dia 10/12 – Seminário “Direitos Humanos e a Mulher”
Local: Espaço Grande Otelo
Horário: 8h 30 às 12h
Dia 20/11 a 10/12 – Atividade da Campanha Laço Branco com ações Sócio-Educativas na comunidade e outros espaços públicos.