A Prefeitura de Barueri recebeu a medalha de ouro “Imperador Dom Pedro II – Mérito da Saúde” pelos investimentos e serviços prestados na cidade no setor de saúde. O prêmio foi concedido pelo Instituto Tiradentes, de Viçosa (MG), após o encerramento do 38º Simpósio Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais – edição estadual de São Paulo, realizado na sexta-feira (17) e sábado (20), no hotel Century, no bairro Paraíso da capital paulista.
Para conferir a honraria, a instituição fez levantamentos técnicos considerando a opinião pública e metodologias científicas. O secretário de Saúde, médico Maurício Tundisi, que representou o município no recebimento da comenda, ressaltou que o reconhecimento é fruto dos avanços na área nos últimos dois anos.
“Em Barueri, o prefeito Rubens Furlan destina acima de 20% do orçamento para a saúde, apesar da legislação obrigar apenas 15%.”, informou Maurício Tundisi. “Essa premiação também levou em conta os setores onde os recursos foram alocados”.
Segundo o secretário de Saúde, no último biênio Barueri investiu em exames diagnósticos como mamografia, eletroneuromiografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea e ecocardiograma, e duplicou a quantidade de espécies de exames laboratoriais que são oferecidos.
O médico também salientou os recursos aplicados em procedimentos como cirurgias geral, pediátrica e ortopédica, maternidade de alto risco, UTIs neonatal, pediátrica e adulto, além do Banco de Sangue e do aumento dos serviços de saúde mental. “O destaque vem dos resultados alcançados com essa resolutividade em todos os aspectos: saúde da mulher, do adulto e da criança e saúde mental”, explicou.
“Tenho trabalhado ao longo de toda minha vida pela melhora da saúde, para atender bem toda nossa gente. Fico feliz com o resultado, em Barueri o filho do pobre tem saúde de rico”, comemora o prefeito Rubens Furlan.