A Prefeitura de Osasco, por meio da SAPS (Secretaria de Assistência e Promoção Social), promoveu no dia 30 de abril o 1º Seminário para discutir o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e Garantias de Proteção Social. O encontro, realizado no auditório da ACEO (Associação Comercial e Empresarial de Osasco), reuniu 178 profissionais da área, representando as cidades de Osasco, Carapicuíba, Jandira, Barueri, Itapecerica da Serra, Santana do Parnaíba, Itapevi e São Paulo.
Para a secretária Gilma Rossafá, que abriu os trabalhos, o momento é muito importante para capacitação e formação do grupo. “Aqui, temos profissionais de várias áreas, com quem podemos somar e compartilhar as experiências, discutindo os novos tempos, como o avanço da Política Pública de Assistência Social”, frisou. “Em um outro momento, vamos regionalizar a discussão com os outros 18 secretários municipais, para definir como enfrentar os desafios não só em Assistência Social, mas em outras áreas”, propôs Gilma. “Devemos mudar os paradigmas de gestão que estão impregnados em nós e ter uma nova abertura para os avanços”, completou.
O evento contou ainda com a presença do deputado estadual Marcos Martins. “Assim como o SUS, a SUAS precisa ser defendido de maneira universal”, afirmou. “O serviço social deve ser visto com poder mais amplo. E garantir que na escola haja assistente social e psicóloga para ajudar a melhorar o ensino” finalizou o deputado.
Na seqüência, as palestrantes Neiri Bruno Chiachio; mestre e doutoranda em Serviço Social; e Abigail Silvestre Torres, doutora do Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social da PUC/SP, abordaram, pela manhã, a Política Nacional e o Sistema Único da Assistência Social, discutindo as garantias de Proteção Social, através da intersetorialidade. Já no período da tarde o tema foi o Fortalecimento do Controle Social e da participação na PNAS/SUAS – (Política Nacional e o Sistema Único de Assistência Social).
Também prestigiaram o evento o secretário de Promoção Social de Carapicuíba, João Napuleão de Oliveira, e o presidente da câmara de Osasco Osvaldo Vergínio, entre outras autoridades.