As crianças portadoras de deficiência auditiva da EMEF Marechal Bittencourt apresentaram, no último dia 8 de dezembro, peças teatrais adaptadas de obras literárias, e outras criadas por eles mesmos.
Tendo como referência a Literatura Infanto-Juvenil e obras de Érico Veríssimo, as crianças apresentaram uma peça sobre o cotidiano da vida em família. De forma criativa e bem humorada, as crianças mostraram na prática o que acontece em alguns dos seus lares, como a ajuda do pai nas tarefas de casa, os filhos indo à escola, assim como a hora das refeições em família, entre outras atividades cotidianas.
Outra peça por eles encenada foi “Patinho Feio”, história de um patinho que nasceu branco, diferente de seus irmãos. No conto, o senhor pato fica muito raivoso e acaba indo embora, abandonando a família. A adaptação mostra de forma lúdica o que acontece com algumas famílias ao descobrir que um dos filhos nasceu com uma deficiência.
Segundo a Psicopedagoga Iara Palma, o trabalho com o grupo foi feito por meio de debates e diálogos lúdicos. “No primeiro dia do projeto, como forma de sondagem diagnóstica, trabalhamos com Correio Elegante. Já no segundo momento, o trabalho foi em grupo, com o objetivo de dar oportunidade de percepção entre si, afinidades, diferenças pessoais e grupais. A partir daí, começamos a trabalhar os conteúdos. Fizemos registros dos aspectos positivos e negativos com a ajuda dos intérpretes, e o resultado é esse que vimos agora”.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Vilmary Macedo – assessora de Comunicação
Texto e fotos – Fátima Rodrigues