O mega evento, com show de Luan Santana, KLB, Belo e outros artistas famosos, contou também com a presença do prefeito Emidio de Souza e de Marta Suplicy, dentre outras lideranças políticas
Para comemorar o Dia do Trabalho em Osasco, a Prefeitura promoveu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, no domingo, dia 2 de maio, a Festa do Trabalhador, que se transformou num megaevento com diversas atrações musicais e a presença de lideranças políticas. Realizada em parceria com a rádio Band FM (96,1), com as empresas Porto de Cultura, Tecnisa e Lidenbergh e com os Sindicatos de Osasco e Região, a festa foi realizada na Avenida Hilário Pereira de Souza, próximo ao Centro, e atraiu público de mais de 80 mil pessoas.
Foi um grande presente para os trabalhadores de Osasco, que também puderam comemorar os milhões de novos empregos, criados nos dois mandatos do governo Lula, conforme números apresentados pelo prefeito Emidio de Souza. A Festa do Trabalhador contou com música para todos os gostos. Do estilo sertanejo ao pagode, passando pelo pop, aconteceram show gratuitos de grandes artistas da atualidade, como a ‘’Revelação Musical de 2009”, Luan Santana, KLB, Belo, João Neto & Frederico, Guilherme e Santiago, Art Popular, Hugo e Thiago, Sampa Crew, e Jeito Moleque, dentre outras atrações.
A festa teve início por volta das 13 horas e só terminou após às 20 horas. Às 16h30, o prefeito Emidio de Souza subiu ao palco acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Márcia Abreu, da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy; do deputado federal João Paulo Cunha, do deputado estadual Marcos Martins, do delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiróz, de vereadores, secretários municipais e de lideranças sindicais. O vereador Osvaldo Verginio, presidente da Câmara Municipal, Marcos Martins, João Paulo Cunha e Marta Suplicy fizeram uma breve saudação aos presentes, ocasião em que destacaram as conquistas dos trabalhadores de São Paulo e do Brasil.
Após agradecer às lideranças políticas e à multidão presente, o prefeito Emidio de Souza enfatizou que, diferentemente, de oito anos atrás, hoje, o povo brasileiro tem muito a comemorar no Dia do Trabalho. “Ontem mesmo, dia 1°, vimos as grandes manifestações ocorridas no mundo inteiro, com o povo reclamando do desemprego que assola a maioria dos países. Mas, no Brasil, apesar da recente crise mundial, os brasileiros tem o que comemorar nesta data, graças às políticas sociais implementadas pelo presidente Lula. São mais de 12 milhões de novos empregos com carteira assinada, criados nesse período, sendo 3,5 milhões somente no estado de São Paulo e milhares na cidade de Osasco. Hoje, só temos a comemorar, pois muitos de vocês que estão aqui hoje, estavam desempregados em 2009”, disse Emidio.
Conforme declarou a secretária Dulce Helena Cazzumi (SDTI), os avanços na área do emprego em Osasco foram conquistados, justamente, pelas políticas públicas do governo Lula. “Hoje, temos realmente o que comemorar. De 2003 a março de 2010, foram criados em Osasco mais 45 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. E essas conquistas só foram alcançadas graças às políticas públicas do governo Lula voltadas à geração de emprego. Então, ao contrário de outros países que não conseguiram se recuperar da crise mundial, o Brasil sofreu um susto, mas, esse susto passou e, hoje, só temos motivos para comemorar, inclusive, Osasco”, afirmou Dulce Helena.
Participaram também do evento os vereadores Valmir Prascidelli, Josias da JUCO, Valdomiro Ventura, Rogério Lins, Claudio da Locadora, Rubinho Bastos e Aluisio Pinheiro, líder do Prefeito; os secretários Gelso de Lima (Saúde); Dulce Helena Cazzuni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão); Emilia Cordeiro (Diretora do Departamento de Comunicação Social); Nilson Armindo de Lima (Sindicado dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo); Lindolfo Luiz dos Santos Neto (Secretário Nacional de Finanças da CGTB); Lidia Correia (Partido Pátria Livre); Antonio Padre (Força Sindical e Dieese); e Elias de Góis (presidente do Conselho Intersindical da Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região).
Protógenes Queiróz
O delegado da Polícia Federal, filiado ao PC do B, esteve também prestigiando a Festa do Trabalhador em Osasco. “Estou muito feliz em participar deste grande evento aqui em Osasco, para o qual fui honrosamente convidado pelo prefeito Emidio de Souza, meu fraterno amigo”.
Em São Paulo
No sábado, dia 1º de maio, o prefeito Emidio de Souza prestigiou também outras três festas dos trabalhadores, promovidas pelas Centrais Sindicais na Capital, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República; e do senador Aloizio Mercadante, pré-candidato petista ao governo de São Paulo.
Na parte da manhã, Emidio esteve na festa da Força Sindical, realizada na Praça Campo de Bagatele, na zona Norte, onde segundo os organizadores estiveram presentes mais de um milhão de pessoas. Logo após o almoço, o prefeito de Osasco participou da festa promovida pelas Centrais CBT, UGT e NCST, que também reuniu milhares de pessoas na Avenida Marquês de São Vicente. E no final da tarde, Emidio, Lula, Dilma e Mercadante participaram de mais uma festa dos trabalhadores com a presença de milhares de pessoas, Foi o evento da CUT realizado no Parlamento Latino Americano, na Barra Funda.
Ações em favor do trabalho
Embora a geração de empregos não seja atribuição dos governos municipais, a Prefeitura de Osasco oferece, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, uma série de serviços aos trabalhadores. As ações vão desde auxílio e capacitação para aqueles que estão em busca de emprego até suporte para quem quer abrir negócio próprio.
Dentre elas estão: intermediação de mão de obra, cadastramento para primeiro emprego, orientação sobre mercado de trabalho, produção de currículos e preparação para entrevistas, emissão de carteira de trabalho, orientação sobre seguro desemprego, programas de qualificação profissional, programa de microcrédito.
As políticas públicas de trabalho, emprego e geração de renda são realizadas pelas duas unidades do Portal do Trabalhador: Centro (rua Fiorino Beltramo, 300) e Portal Zona Sul (av João de Andrade, 1778).
Novas empresas
Outros fatores que também beneficiam o emprego em Osasco são algumas iniciativas da prefeitura para tornar a cidade mais atraente a novos empreendimentos, fato que favorece a criação de novas vagas de emprego.
Essas iniciativas são as que garantiram ao prefeito Emidio de Souza a vitória, pelo 2º ano consecutivo, da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor “Mario Covas”, como a criação da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários; a redução da burocracia no processo de abertura de empresas por meio do programa Osasco Legal, que possibilita a abertura de novas empresas em menos de 24 horas; e a redução da alíquota do ISS de 81 itens.
O prefeito, que em 2009 também foi o vencedor da fase nacional do prêmio, agora está entre os finalistas da etapa nacional, cujos vencedores serão anunciados em 18 de maio, em Brasília. Hoje, Osasco é a quinta cidade mais desenvolvida do estado de são Paulo e ocupa o 14º lugar no PIB nacional.