Operação, que contou com apoio do GAECO, da Polícia Técnico-Científica e da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento, visa reduzir os índices de roubo e furtos de veículos cidade
Três desmanches de veículos lacrados. Esse foi o saldo de um trabalho especial de ordenação urbana realizado, na manhã de terça-feira, dia 14 de julho, pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, em parceria com o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público, com a Polícia Técnico Científica e com a Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento da Prefeitura de Osasco.
Foram fechadas, por falta de alvará de funcionamento, duas revendas de peças de carro usadas que funcionavam na praça Walter C. Batistton, nos números 17 e 26, na Vila Yolanda, e um terceiro na Avenida dos Autonomistas, 7085, no Km 21.
De acordo com o comandante da GCM, Gilson Menezes, essa foi a primeira de uma série de ações nesse setor. “Esse será um trabalho cotidiano. Estamos cumprindo uma função da administração municipal e, nas próximas ações, vamos convidar também as polícias civil e militar”, explica.
O trabalho visa reduzir os índices de roubos e furtos de veículos e também de latrocínios ligados a esse tipo de crime. “Esses índices estão crescendo na maioria das grandes cidades da região Metropolitana de São Paulo. Mas em Osasco, a partir de agora, teremos menos capôs e portas de veículos a venda, mas com certeza estaremos preservando mais vidas”, afirma.
Segundo ele, a participação do GAECO nessa operação visa legitimar o trabalho da Guarda. Já a Polícia Técnico-Científica trabalha na avaliação da peças encontradas. “Nesses três desmanches foram encontrados vários motores de carros que, avaliados na hora pela Polícia Técnico-Científica, já tiveram adulteração do número de chassis comprovada. Agora, esse importante trabalho segue com a realização de perícias para encontrar a origem dessas peças”, completa.