Cerca de 1.200 funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que operam as linhas 11 – Coral (Brás-Calmon Viana) e 12 – Safira (Estudantes-Luz) podem entrar em greve a partir do dia 1º de outubro. A paralisação será definida hoje, durante assembleia que acontecerá às 8 horas, ao lado da Estação Calmon Viana, em Poá. A CPTM e o sindicato não informaram o número de pessoas que podem ser prejudicadas com a falta de transporte para a capital.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona da Central do Brasil, a categoria está reivindicando reajuste real de salário de 5% a 15%, plano de cargos e carreira, entre outros benefícios. “Nós vamos apresentar todos os passos da negociação com a CPTM e os funcionários vão decidir se vão paralisar o serviço ou não”, explicou Guaraçari Monteiro, diretor do sindicato.
As linhas 8 – Diamante (Julio Prestes-Itapevi) e 9 – Esmeralda (Osasco-Grajaú) já definiram a paralisação, que começará à meia-noite do dia 1º. Os usuários das linhas 7 – Rubi (Luz-Jundiaí) e 10 – Turquesa (Mauá-Rio Grande da Serra) também devem ficar atentos, já que a assembleia que definiu o início da greve foi realizada na noite de ontem.