Moradores da região, que há décadas conviveram com o abandono das autoridades, ganharam de presente moradias dignas e a nova sede administrativa do maior parque ecológico de Osasco
O sábado, dia 20 de novembro de 2010, será um dia que ficará na história dos moradores da zona Norte, principalmente, do Colinas D’Oeste e dos Portais Menk e Campo. Desde às 9 horas da manhã, os munícipes participaram de um dia inteiro de festa, que culminou com a inauguração de 214 apartamentos, construídos com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, e da sede administrativa do Parque Ecológico do Jardim Bonança, o maior parque ecológico de Osasco. Além da participação em diversas atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra, os moradores foram presenteados também com apresentação do skatista Sandro Dias (o Mineirinho) e com um grande show de Frank Aguiar, cantor e vice-prefeito de São Bernardo do Campo.
Quem conheceu antes o Morro do Socó, com mais de 700 barracos construídos sobre o esgoto a céu aberto e as pessoas convivendo com ratos, baratas e todo o tipo de doença provocado pela falta de saneamento básico, com certeza, hoje, não reconheceria mais o local, que se transformou num novo bairro da cidade, com apartamentos dignos e com toda a infraestrutura de serviços públicos, como escola, rede de água, rede e esgoto tratado, além de parques e área de esporte e lazer.
Nova realidade
Durante todo o dia, o prefeito Emidio de Souza permaneceu no Morro do Socó e região. Por volta das 19 horas, acompanhado do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, representando o Governo Federal, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Márcia Abreu, do deputado federal João Paulo Cunha, do deputado estadual Marcos Martins, do presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Verginio, de vereadores e secretários municipais, Emidio abriu o evento de inauguração dos 214 apartamentos que mudaram a realidade do local. Antes, com mais de 700 barracos de madeiras, com milhares de pessoas morando sem nenhuma dignidade, hoje, o Morro do Socó se transformou num novo bairro de Osasco, com moradias dignas e um povo orgulhoso de poder morar numa casa de alvenaria.
Além dos apartamentos com dois dormitórios, ruas asfaltadas, iluminação e rede de água e esgoto, o novo bairro conta ainda com todos os demais equipamentos públicos, como escolas, posto de saúde e praça de esporte e lazer. Os apartamentos, como as demais obras de urbanização do Morro do Socó, foram construídos com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), graças aos projetos bem elaborados por técnicos da Prefeitura, como também à visão administrativa do prefeito Emidio, o apoio do deputado federal João Paulo Cunha e ao apoio incondicional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outro ponto fundamental também para a elaboração dos projetos habitacionais foi a implantação em Osasco do Orçamento Participativo. Todas essas obras, segundo a coordenadora do OP, Nice Abrantes, fizeram parte da primeira reunião do OP na região, já em 2005. As obras fazem parte também do Eixo “Desenvolvimento Urbano e Qualidade Ambiental” do Projeto Osasco 50 Anos, que visa planejar o desenvolvimento de Osasco para o seu cinqüentenário que será comemorado no dia 19 de fevereiro de 2012.
Antes da fala do prefeito Emidio, fizeram uso da palavra o secretário de Habitação, Sérgio Gonçalves, o presidente da Câmara, Osvaldo Verginio, o deputado estadual Marcos Martins, o deputado federal João Paulo Cunha, e o ministro Alexandre Padilha. Todos eles destacaram a importância dessas obras, não somente para a vida das pessoas beneficiadas, que tiveram resgatada sua dignidade como ser humano, mas também para toda a cidade de Osasco, que ganha um novo bairro. “Parabéns ao prefeito Emidio de Souza, que soube transformar Osasco numa nova cidade. Conheço este local desde quando aqui só existiam os barracos e, hoje, sinto orgulho de participar deste evento, que devolve a alegria e a dignidade a esses moradores. A partir de 2012, Osasco vai ser conhecida como AE e DE, antes e depois do Emidio”, disse o deputado João Paulo.
Já em suas palavras, o ministro Alexandre Padilha também parabenizou a administração municipal na pessoa do prefeito Emidio e disse que trazia aos moradores do Morro do Socó e dos Portais o abraço do presidente Lula, que conheceu de perto a triste realidade que esses moradores viveram durante décadas. “A inauguração desses apartamentos não seria possível sem as ações comandadas pelo prefeito Emidio, do deputado João Paulo Cunha e, principalmente, sem o apoio e o respeito que o presidente Lula tem por toda população do Brasil, sobretudo, pelos mais carentes. E tenham certeza de uma coisa; todos os programas sociais do governo Lula terão continuidade com a presidente eleita Dilma Rousseff, que o povo de Osasco ajudou a eleger para presidir o país a partir de 2011”, garantiu o ministro.
Encerrando os discursos de inauguração, antes do show de Frank Aguiar, o prefeito Emidio de Souza falou de sua felicidade em participar de mais um ato da Prefeitura, que resgata a dignidade e a vida de moradores que sempre foram esquecidos por administrações anteriores de Osasco. “Quando tomamos posse em 2005 e aqui estivemos com o secretário Sérgio Gonçalves, o cenário deste local e desta região era de total abandono e de tristeza de todos moradores que aqui viviam esquecidos e isolados da cidade. Do jeito que viviam aqui, os moradores não eram considerados como pessoa humana. Quando falávamos em urbanização, o que os moradores, pessoas simples, nos pediam era um pouco de madeirite para arrumarem o barraco e mais um enxadão para desviar o esgoto de suas casas”, lembrou Emidio.
“Mas, sabíamos que aquela situação não podia continuar na cidade de Osasco, Fomos eleitos com o compromisso de mudar aquela triste realidade. E para isso, contávamos lá no Palácio do Planalto com o presidente Lula, um homem que sempre governou pensando no povo, e também com o gabinete do deputado João Paulo Cunha, sempre à disposição da cidade e do povo de Osasco. Assim, com a competência do secretário Sérgio Gonçalves e de sua equipe, elaboramos os projetos que foram aprovados pelo governo Federal. E hoje estamos aqui entregando 214 apartamentos, além de outras obras de infraestrutura. E as obras não pararão por aqui. Outras moradias já estão sendo construídas e, na semana passada, o governo do presidente Lula aprovou outros projetos de Osasco, num total de R$ 310 milhões que serão destinados também a obras habitacionais e de saneamento básico, com destaque para as obras no bairro do Rochdale e no Jardim Santa Rita. Agradeço ao ministro Alexandre Padilha que sempre nos atendeu, aos deputados João Paulo Cunha e Marcos Martins, aos vereadores de Osasco e todos que contribuíram para que estas obras fossem realizadas”, concluiu Emidio.
Participaram também da inauguração os vereadores Aluisio Pinheiro, líder do Prefeito na Câmara, Mário Luiz Guide, Valmir Prascidelli, Antonio Toniolo, Rubens Bastos do Nascimento, Valdomiro Ventura, Josias do Nascimento, Eduardão, Rogério Lins, Cláudio da Locadora, os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Waldyr Ribeiro (Obras e Transportes), Gelso de Lima (Saúde), Mazé Favarão (Educação), Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais), Juracy Dalle Luca (Indústria e Comércio), Carlos Marx (Meio Ambiente), Claudio Chapeco (Esportes), Paulo Fiorilo (Administração), Nice Abrantes (OP), a diretora de Comunicação, Emília Cordeiro; Valdir Roque (CMTO), Flávia Nogueira (Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal), Cezar Sidney (Gerência Regional de Governos da CEF), Aberlardo Bastoje (Gerente Geral da CEF de Osasco), e Robertão (presidente da Associação Mundo Novo), que falou em nome dos moradores do Morro do Socó.
Maior parque ecológico
Antes da inauguração dos apartamentos, o prefeito Emido e as demais autoridades participaram de outro momento histórico para a cidade de Osasco, que foi a inauguração da sede administrativa do Parque Ecológico do Jardim Bonança, o mais novo ponto turístico de Osasco. Localizado numa área de 150 mil metros quadrados de vegetação, com nascentes e mananciais, o maior parque ecológico da cidade, fica no local onde funcionava o antigo Clube de Campo do Jardim Bonança. O prefeito entregou também as obras de restauração do antigo casarão do Parque, que passa agora a ser uma bela construção para recepção das pessoas que visitarão o parque.
Já foram iniciadas as obras de construção de trilhas e de restauração das minas existentes no parque ecológico, como também os estudos para catalogação de todas espécies da fauna e flora do local. “Com a inauguração da sede administrativa deste que será o maior parque ecológico da cidade e a restauração deste casarão da década de 50, a Prefeitura preserva para as futuras gerações uma das mais belas paisagens de Osasco e ajuda a resgatar a história da cidade”, disse o prefeito Emidio. O evento contou com a apresentação da Orquestra de Cordas e Violinos do Projeto Veredas, um projeto de inclusão social através da música, firmado entre a Prefeitura, a Associação Cultural Promoart e o Ministério da Cultura. O projeto Veredas é dirigido por Bete Parro.
Prefeitura em Ação
Para marcar este dia de festa na zona Norte, a Prefeitura inaugurou o Programa Prefeitura em Ação, uma otimização do programa Prefeito no Seu Bairro, que visa promover um dia inteiro de contato dos moradores com a Administração Municipal. Todas as secretarias e órgãos públicos integram o Programa Prefeitura em Ação. Foram instaladas diversas tendas, onde durante todo dia foram oferecidos os mais de diversos serviços públicos à população, como orientações sobre Dengue e DST/AIDS, exames de glicemia e pressão arterial, distribuição de kits sobre saúde bucal, atividades dos programas Práticas Corporais e Saúde e Osasco Saudável.
Os moradores puderam também participar de barracas que ofereciam pipoca, algodão doce, curso sobre alimentos vivos, cultivo e uso de ervas medicinais, distribuição de mudas de árvores, exposição de fotografias com temas ambientais, apresentação de orquestra de violões, de corais e danças diversas. Como presente, os moradores contatam ainda com apresentação do skatista Sandro Dias (o Mineirinho), pentacampeão mundial, tricampeão europeu e medalha de ouro nos X Games de Los Angeles.
Durante todo o dia, houve também apresentações de diversos grupos culturais, cantores, conjuntos musicais, danças e fanfarras, representando escolas e entidades. Uma das atrações foi apresentada pelo Grupo de Tambores Taiko, da ACENBO (Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco). Este grupo é campeão brasileiro juvenil na modalidade e foi escolhido para representar o Brasil num festival na cidade de Nagoya (Japão), em março de 2011.
Um dia com os moradores
Assim, durante todo dia, o prefeito teve contato permanente com os munícipes conversando, falando sobre os projetos da Prefeitura e ouvindo as reivindicações da população. E assim aconteceu neste sábado, quando o prefeito Emidio de Souza, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Abreu, de secretários municipais e de vereadores, passou o dia inteiro na zona Norte, na região do Morro do Socó, Portais e do Jardim Bonança.
Logo pela manhã, Emidio e sua equipe participaram de um café da manhã com os moradores na Casa da Cultura e Cidania. Em seguida, ele visitou todas as tendas, conversando com os munícipes que procuravam pelos serviços oferecidos pela Prefeitura.
Depois, durante duas horas, o prefeito participou da principal novidade do programa Prefeitura em Ação, que é a realização de uma plenária com a presença de moradores e lideranças de bairro. A plenária foi realizada na EMEIEF (Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental), Colinas D´Oeste, onde o prefeito foi recebido pela diretora e vice-diretora da escola, respectivamente, Rosângela Lara e Simone Vanice. A plenária foi aberta com a fala do prefeito que abordou as ações da Prefeitura na região, com destaque para a inauguração dos apartamentos e do parque ecológico.
Em seguida, diversos moradores e lideranças de bairro, como o jornalista, Altair Gouveia, do Rochdale, ambientalista e membro do PV, e a cantora de forró, Graça de Lima, dentre outros, agradeceram ao prefeito e ao Presidente Lula pelas obras do PAC, e deram sugestões de novas obras em outros bairros de Osasco. No final, Emidio agradeceu pelo reconhecimento, falou sobres as sugestões dos moradores e deu detalhes dos estudos e projetos que já estão sendo feitos pela Prefeitura.
Ainda no sábado, o prefeito participou de outros eventos na zona Norte. Após participar da plenária e assistir a apresentação do skatista Mineirinho, Emidio almoçou numa churrascaria do jardim Baronesa e esteve no CEU (Centro de Educação Unificado), Zilda Arns, no Jardim Elvira, onde prestigiou o Festival de Capoeira da Escolinha do Futuro, evento que fez parte das comemorações do Dia da Consciência Negra. Emidio esteve também na quadra esportiva do SESI, no Jardim Piratininga, onde foi realizada a final dos 5° JUO (Jogos Universitários de Osasco), promovidos pela Diretoria de Esportes e Lazer da Secretaria de Esportes de Osasco.