Alunos da rede municipal de ensino mostraram os principais avanços científicos da humanidade, da descoberta do fogo à era digital. Pesquisa será transformada em livro pela Secretaria Municipal de Educação
Uma verdadeira “aula de ciências” foi ministrada durante o Desfile de 7 de Setembro organizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco, na última segunda-feira.
Alunos da rede municipal de ensino mostraram ao público presente na Avenida dos Autonomistas o “O Mundo da Ciência”, retratando os principais avanços no setor desde o fogo até a era digital.
A pesquisa foi feita por alunos das 3ªs e 4ªs séries, orientados pelas professoras, que receberam formação do Instituto Ciência Hoje. E levada à avenida em 13 subtemas, que foram retratados também na decoração especial feita no trecho da Autonomistas que recebeu o desfile, dando ao evento cívico um caráter também educativo.
O evento foi iniciado com o prefeito Emidio de Souza e o tenente-coronel PM João Ricieri Folguieri, comandante do 14º Batalhão da PM, passando a tropa em revista. Em seguida, eles se juntaram às demais autoridades no palanque, incluindo a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, para acompanhar o desfile, aberto pela banda do CPA-M/8, seguida pelos efetivos do Exército, PM e Guarda Civil Municipal.
Depois, foi a vez das viaturas também do Exército, da Polícia, do Corpo de Bombeiros, da GCM, da Base Móvel do Protejo, da Defesa Civil (que trouxe à avenida seus cães) e das ambulâncias do Samu.
Passaram ainda, pela avenida, a JUCO, a Corporação Musical Santo Antônio, a Ordem dos Emancipadores de Osasco (OEO) e a UAPO (União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco).
A partir daí, o desfile foi dos alunos da rede municipal, começando pelos estudantes da Educação Especial, que abriram a aula de ciências. As descobertas da pré-história, as principais invenções feitas na Grécia Antiga e Roma, os avanços da Idade Média e as conquistas contemporâneas foram destacados, passando desde óculos e moinhos até computadores e naves espaciais. E para que todo esse trabalho seja levado ao grande público, a pesquisa também vai dar origem a uma publicação da Secretaria de Educação, assim como aconteceu nos dois desfiles anteriores.
Depois das escolas da rede municipal de ensino, foi a vez de desfilarem a ACM, a Fundação Bradesco, grupos de escoteiros, Fito, EE Antônio Raposo Tavares, colégio Nossa Senhora dos Remédios, Clube dos Desbravadores, Clube dos Aventureiros, Acenbo, Associação de Judô Kenshin, EE Armando Gaban, Associação Eremim, fanfarra Dragões de Osasco (da Secretaria Municipal de Educação), Projeto Equoterapia (da rede municipal de ensino), Clube dos Cavaleiros de Osasco e Motoclubes da cidade.
Também prestigiaram o desfile a tenente-coronel PM Creusa Marcondes da Silva Parra (Chefe de Estado Maior do CPA-M/8); o tenente-coronel Hélio Verza Filho, comandante do Policiamento de Área Metropolitano 8; major Marcelo Ryu, sub-comandante do 4º Batalhão de Infantaria Leve (representando o tenente coronel Marcos, comandante do 4º Bil); major Virgulino, sub-comandante do 14º Batalhão da PM; major Fábio Gonçalves de Oliveira, comandante da 5ª Bateria de Artilharia Anti-Aérea Leve; major Cunha, do 22º Belog; capitão Vitielo, do 14º BPM/M de Osasco; capitão Violato (representando o tenente-coronel Paulo Roberto da Costa, comandante do Arsenal de Guerra de São Paulo); capitão Fanin (representando o 42º BPM/M); o delegado assistente da Delegacia Seccional de Osasco, Paulo Sérgio Maluf Barroso; capitão Freire, do 1º subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Osasco; o comandante Gilson Menezes, da Guarda Civil Municipal de Osasco; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Abreu; os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Paulo Fiorilo (Administração), Carlos Marx (Meio Ambiente), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Juracy Dalle Luca (Indústria, Comércio e Abastecimento), Waldyr Ribeiro (Obras e Transportes), Fernando Montini (Assistência e Promoção Social) e Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos); o secretário-adjunto de Finanças, Antônio Barbeta, o chefe de gabinete do prefeito, Luciano Jurcovichi; o presidente da CMTO, Valdir Roque; o presidente do IPMO, José Amando Mota; a coordenadora de Gênero e Raça, Sônia Rainho; a coordenadora de Orçamento Participativo, Nice Abrantes; e ainda o empresário Carlos Seicentos; o gerente da Caixa Econômica Federal, Abelardo Moreno; o presidente da Fesabo, Rozênio Nazareno; a vice-presidente da Acenbo, Lidia Shimizu; o presidente da Aceo, André Menezes; o presidente da Ordem dos Emancipadores, José Geraldo Setter, entre outras autoridades.