Comerciantes de Osasco conhecem 2º fase do sistema de monitoramento de segurança

437 Leandro Palmeira (1)A Secretaria de Administração da Prefeitura de Osasco e a GCM (Guarda Civil Municipal) apresentaram na manhã de 24 de agosto (segunda-feira), aos comerciantes da cidade, a Central de Monitoramento de Segurança, além da 2ª fase de ampliação do sistema, que hoje, conta com 73 pontos de monitoramento. O evento ocorreu no auditório do Fundo Social de Solidariedade.

A Central entrou em operação em fevereiro deste ano com 6 pontos de monitoramento. Agora com a ampliação, Osasco tem 18 pontos em vias públicas, além de 55 câmeras fixas em 13 escolas municipais, no prédio da Secretaria de Educação e no Centro de Formação dos Professores. E outras 63 escolas estão monitoradas por sensores de alarme, que enviam sinais à Central em caso de arrombamento.

437 Leandro Palmeira (3)Durante o evento, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza lembrou que é dever do Estado zelar pela segurança pública. E que a prefeitura pode e deve ajudar, assim como tem ajudado, nessa área. Ele também falou das inovações no sistema de segurança. “Hoje, usamos a tecnologia para combater a criminalidade, o que ajuda a melhorar a segurança em nossa cidade”. “E não é uma simples câmera. É uma câmera que filma a placa de um veículo a 5 km, e sua rota de fuga” explicou Emidio.

Também presente ao evento, o deputado federal João Paulo Cunha informou que o projeto é uma parceria entre a Prefeitura e o governo federal. Para deixar não só o comércio, mas toda a cidade mais segura.

437 Leandro Palmeira (6)Já o secretário de administração, Paulo Fiorilo, falou sobre o futuro do sistema. “Nosso passo seguinte é a construção da Sala de Gestão Integrada entre GCM, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e Defesa Civil, para monitorar todos os eventos que ocorrem na cidade, dando mais agilidade nas ocorrências e melhorando ainda mais o nosso trabalho” informou.

Após o evento, os comerciantes visitaram a Central de Monitoramento, local onde Guardas Civis monitoram e controlam o sistema, 24 horas por dia.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Gilson Menezes apresentou a Central e o trabalho que é desenvolvido pela equipe da GCM. “Assim que as imagens mostram algo suspeito, imediatamente a Central passa as informações para os guardas. Eles atendem o chamado já sabendo todas as características de quem vão abordar” disse. “Também nos deparamos com acidentes de trânsito e o sistema permite agilidade no resgate, onde segundos são importantes no salvamento de uma vida” explicou.

Conheça os pontos de vídeo monitoramento:

Centro

Rua Antônio Agu c/ Praça Antônio Menck
Av. dos Autonomista c/ Rua: Antônio Agu
Rua Dona Primitiva Vianco
Av. Analise Sakatauskas – FIEO
Av. Antônio C. Costa – Jd. Cipava
Estacionamento da Prefeitura – Vila Campesina

Zona Sul

Av. João de Andrade c/ Av. Internacional – Jd. Santo Antônio
Av. Benedito Alves Turíbio
Rodoanel Mario Covas Km 19 – Jd. Veloso
Av. Prestes Maia – Jd. D’abril
Av. dos Autonomista Km 21
Av. dos autonomista Km 18 – Estação Km 18

Zona Norte

Av. Getúlio Vargas – Capelinha – Helena Maria
Av. Getúlio Vargas – entrada para Castelo Branco – IAPI
Av. dos Remédios – Igreja Matriz
Av. Pres. Medici c/ Rua das Esmeraldas – Jd. Mutinga
Av. Cruzeiro do Sul c/ Av. Brasil – Rochdale
Rua Piacatu c/ Rua Pilar do Sul – Munhoz Júnior

Escolas que receberam o vídeo monitoramento

EMEF Luiz Bortolosso
EMEI Leonil Crê Bortolosso
EMEF Hugo Ribeiro de Almeida
EMEF Maria Saddi Haidar
EMEF Marechal Bitencourt
EMEF José Martiniano de Alencar
EMEF Profª. Olinda M. Da Cunha
EMEF Benedito Weschenfelder
EMEF Profº. Luciano Feliciano Biondo
EMEF Valter de Oliveira Ferreira
EMEF Profº. João Euclides Pereira
EMEF José Manoel Ayres
EMEF Frei Gaspar da Madre de Deus

Secretaria de Educação

Centro de Formação do Professores

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes; os vereadores Osvaldo Vergínio (presidente da Câmara Municipal), Cláudio da Locadora, Fumio Miazaki, João Góis, Rogério Lins, Valdomiro Ventura e Valmir Prascidelli; e o delegado titular do 10º DP de Osasco, Jorge Batista Godoy; o diretor comercial da TRENDS Engenharia, Denys Mesquita; o presidente da FESABO Rozenio Nazareno Vitório e representando Fernão de Oliveira Santos Delegado da Seccional de Osasco, João Eduardo Moraes Alves ; entre outras autoridades.

Cerca de Osasco Agora

Além disso, verifique

Chuva causa alagamento e afeta trens em São Paulo

As chuvas voltaram a deixar quase toda a cidade de São Paulo em atenção na noite desta segunda-feira (26). Por volta das 19h30, as precipitações ainda provocavam alguns alagamentos e afetavam os trens. Um homem chegou a cair em um córrego na região do Campo Limpo e foi resgatado pelos bombeiros. A chuva teve início ...