Começou no último dia 28 de fevereiro a formação para as turmas de 2011 do projeto Ciência Hoje de Apoio à Educação realizado pela Secretaria de Educação de Osasco. A formação docente, com assessoria do Instituto Ciência Hoje (ICH), atua como meio facilitador do planejamento das atividades escolares e do desenvolvimento dos conteúdos programáticos da Revista Ciência Hoje das Crianças, preparando os professores para tornar os estudantes agentes transformadores da educação.
O educador do ICH Carlos Alberto Seixas classifica o projeto como uma “alfabetização científica”: “Não basta saber ler e escrever. Tem que saber o funcionamento das coisas. Estamos imersos em ciência e precisamos despertar atenção para isso”, explica.
Os módulos de formação têm como principal diferencial os encontros presenciais, com ênfase na prática pedagógica, ensinando o professor a conduzir processos ativos de aprendizagem, estimulando a criança a usar o raciocínio o tempo todo.
As formações dos professores acontecem em horário de serviço, no Centro de Formação e se dividem em três módulos:
Módulo 1 = “Desafios e Experiências”
Módulo 2 = “Aventure-se no Conhecimento”, com estudo de questões ambientais e biodiversidade.
Módulo 3 = “Eureca”, cuja base são os experimentos em que os professores levantam hipóteses para solucionar os desafios que lhes são oferecidos.
“Surpreendeu-me o fato de o curso não ser exatamente de ciências. Vamos aprender a passar conhecimento de uma forma geral. O assunto é interessante e oferece muitas possibilidades”, opinou a professora Celia Regina Guze, da EMEF Pastor Josias Batista.
Andreia Delgado, professora da EMEF Hugo Ribeiro, também está com boas expectativas com relação à formação. “Eu já conhecia a revista, que tem assuntos interessantes. Espero que a formação ajude a despertar interesse por assuntos diversificados. Se não tivesse essa formação, a revista seria apenas mais uma. É importante o direcionamento que o professor dá”, afirmou.
A formação completa do Ciência Hoje terá 32 horas, sendo 20 horas presenciais divididas em 5 encontros, e 12 horas não presenciais, com cumprimento de propostas junto aos alunos e apresentação de portfólio no último encontro. A formação será encerrada no dia 2 de julho, com uma grande exposição de projetos, denominada Mostra de Ciências, que terá os alunos como expositores.