Com o objetivo de promover a formação de mulheres sobre os princípios da economia solidária e a equidade de gênero, teve início nesta terça-feira (18) o curso de Formação em Políticas Públicas para Organizações Produtivas de Mulheres Rurais.
O evento, que vai até a sexta-feira (21), é um momento de constituir uma rede nacional de mulheres qualificadas para colaborar no fortalecimento das organizações produtivas de pescadoras artesanais, aquicultoras e agricultoras familiares, indígenas e quilombolas.
Dentre os participantes, destaque para o Superintendente Federal da Pesca e Aqüicultura na Bahia, Marcelino Galo, que apresentou a nova lei que regulamenta a atividade pesqueira das mulheres. “A inclusão produtiva de mulheres é uma ação importante na busca pela equidade entre os gêneros. A política do presidente Lula busca reparar as diferenças impostas anteriormente pelo Estado brasileiro. Capacitar para elaborar e executar projetos é dar as mulheres poder para consolidar um processo democrático em curso no Brasil”. Avalia Galo.
O curso será ministrado em três módulos que discutirão temas como Mulheres e Desenvolvimento Rural, Economia feminista e solidária, Mulheres nas políticas de assistência e assessoria técnica, Mulheres nas políticas de crédito e apoio a organização produtiva e Mulheres nas políticas de desenvolvimento territorial.
Fonte: Ascom MPA/BA.
Keila Ramos
Ministério da Pesca e Aquicultura
Escritório no Estado da Bahia
Assessoria de Comunicação
www.presidencia.gov.br/seap