Quatro toneladas de peixes foram retiradas irregularmente do Rio São Francisco foram apreendidas em Minas Gerais.
BELO HORIZONTE – A polícia de Minas Gerais apreendeu 4 toneladas de peixe pescadas irregularmente no Rio São Francisco. Os peixes estavam em restaurantes e casas de pescadores nas cidades de São Gonçalo do Abaeté, Pirapora e Três Marias, todas elas às margens do rio. Mais de 50 policiais participaram da operação contra a pesca ilegal e 65 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Ministério Público depois de uma série de denúncias de desrespeito à proibição de pesca durante o período de piracema.
O período de Piracema – palavra de origem tupi que significa ’subida do peixe – vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro do ano subsequente. É a época de reprodução dos peixes, que sobem as cabeceiras dos rios, e coincide com o período de chuvas no Sudeste. Neste período, é permitida a pesca apenas de até 5 quilos de peixe e um exemplar de espécies exóticas, aloctanas e híbridas.
Segundo informações do Instituto Estadual de Florestas, Minas Gerais abriga 354 espécies de peixes, o que representa quase 12% do total encontrado no país e a bacia do São Francisco apresenta o maior número de espécies, 173, seguida das bacias do Paranaíba (103) e do Rio Grande (88).