A fiscalização do defeso do camarão continua na região metropolitana de Curitiba. No dia 18, equipes do Ibama apreenderam 85 kg de camarões das espécies sete barbas e branco, que eram comercializados em três estabelecimentos na capital paranaense e em São José dos Pinhais. As multas aplicadas somam cerca de R$ 7.000,00.
O período de proteção à reprodução das espécies rosa, sete barbas, branco, vermelho ou santana e barba ruça vai até o dia 31 de maio. Os estabelecimentos que atuam na cadeia produtiva do camarão tiveram prazo estabelecido de 1º a 7 de março para fazerem a declaração de estoque do crustáceo.
Quem não fez a declaração e comprou camarões para comercializar após o início do defeso precisa apresentar, no ato da fiscalização, os documentos que comprovem a origem legal do produto, que são a nota fiscal, a cópia da declaração de estoque do fornecedor e, no caso de o camarão ser proveniente de outro estado, a Guia de Transporte devidamente autorizada pelo Ibama.
O camarão apreendido ontem foi doado ao Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio – Sesc, que realiza a distribuição de alimentos para diversas instituições beneficentes, e para o Lar dos Idosos Socorro aos Necessitados, no bairro Tarumã.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama/PR