No sábado, 20 de novembro, o Calçadão de Carapicuíba foi palco de comemorações pelo Dia da Consciência Negra, feriado municipal.
Tendo à frente a Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria Especial de Políticas de Igualdade Racial (CEPIR), as atividades do Dia da Consciência Negra, realizadas no Calçadão de Carapicuíba, foram um sucesso em qualidade e participação do público.
Durante todo o dia, pessoas que circulavam pelas lojas puderam acompanhar as tendas com exposições de artigos e pesquisas escolares feitos pelos alunos das Emefs e Emeis, além de danças e coreografias preparadas nas escolas.
Já a CEPIR preparou a marcha da Consciência Negra, que saiu às 10 horas do Parque dos Paturis e chegou por volta de 11 horas no Calçadão, que ganhou mais movimento, música, cores e alegria, com rodas de capoeira, declamações de poemas, orações e apresentações.
À tarde, o grupo Ginga Brasil & Cia fez com que centenas de pessoas parassem suas atividades para acompanhar as coreografias e performances, como Érick que dançou os passos de Michael Jackson e a dupla Emilly Benfica e Guilherme, que dublaram Beyonce e Jay-z. O grupo de 15 crianças dançaram e dublaram músicas dos anos 70, samba e outros ritmos. O grupo é de Carapicuíba e tem três anos de existência.
Outro momento marcante foi o encontro de dois integrantes do movimento Hip Hop: o happer Lord C e o DJ Negro Rico, que atuou no filme Antônia. Juntos pela primeira vez, improvisaram e demonstraram o quanto entendem de Hip Hop.
Em diversos momentos, os participantes homenagearam o líder do movimento negro de Carapicuíba , Edivaldo Esteves, presidente da ONG Igualeunão, falecido em setembro último.
Dia da Consciência Negra na Aldeia
A Secretaria da Cultura fez uma programação que contou com feijoada, roda de capoeira, apresentação de percussionistas, Hip Hop, Reggae, Maracatu, e teatro. Os eventos tiveram início ao meio dia e seguiram até a noite.
Outras atividades
Na manhã do domingo, 21, foi realizada na Câmara Municipal, a palestra sobre liberdade religiosa, com a presença do dr. Hedio Silva Junior – ex-secretário de justiça do Estado de São Paulo
No dia 25, quinta-feira, a partir das 19 horas no teatro Jorge Amado (Avenida Miriam, 87 – Centro), será exibido o filme “Antônia” e em seguida, realizada a palestra sobre o Estatuto da Igualdade Racial com os advogados Dr. Sidney Paula Oliveira e Dra Cleusa Linconl Martins