A Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, realizou avaliação veicular de automóveis movidos a diesel, nos dias 22 e 23 do mês passado. As baias montadas no estacionamento do ginásio José Corrêa receberam 273 veículos para medir a fumaça preta emitida pelos motores.
Através do método Ringelmann (cartão que registra o índice da fumaça que sai dos escapamentos), foram verificados 253 veículos da frota municipal, 84% foi aprovado nos testes. Entre 20 veículos particulares avaliados, cinco foram reprovados.
O engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Ricardo Pinto Filho, informou que o objetivo da avaliação é preservar a qualidade do ar no município. “A intenção é educativa, não é uma inspeção. Nós orientamos que o motorista, que está com o motor fora de ordem, procure uma oficina e proceda a regulagem”, explicou.
Zeca Meneghin, que presta serviços para a Secretaria de Serviços Municipais de Barueri, aprovou a iniciativa. “Se o motor não estiver regulado, no fim do dia a gente fica com os olhos vermelhos. Essa fumaça é muito prejudicial”, comentou o caminhoneiro, ao ver seu veículo aprovado no teste.
Instituído pela lei municipal n.º 1.857, de 4 de setembro de 2009, o Programa de Controle de Emissão de Fumaça Preta prevê a realização de avaliações deste tipo a cada seis meses. A fumaça preta, gerada pela queima incompleta do diesel, causa graves danos à saúde, como irritação nos olhos e garganta, além de outras doenças crônicas.