Fortaleza – Na manhã desta quarta-feira, um helicóptero do Ibama verificou a contenção total de dois vazamentos de óleo ocorridos na Plataforma de Xaréu (PXA-) da Petrobrás, localizada a 41,9 km da costa de Paracuru, no Ceará.
No último dia 10, na plataforma localizada próxima ao litoral de Paracuru, cidade distante 85 quilômetros de Fortaleza, houve um vazamento de óleo no volume de aproximadamente 141 litros. Seis dias depois (16) ocorreu novo vazamento desta vez de 118 litros.
De acordo com o chefe do Comitê Estadual para Atendimento das Emergências Ambientais (Copaem) esta quantidade é inexpressiva para causar algum tipo de poluição. Segundo o analista ambiental Carlos Alberto Maia estes pequenos acidentes acontecem com freqüência e por isso as plataformas possuem um Plano de Emergência Individual (PEI). Sempre que ocorre um vazamento, o plano inicia o uso de barreiras de contenção ao redor da plataforma e mesmo que alguma quantidade de óleo passe, ele será evaporado pela ação dos raios solares.
Após o sobrevôo, Maia constatou que banhistas, surfistas e demais usuários podem ficar tranqüilos quanto ao uso da praia. O óleo foi totalmente contido.
Mariângela Bampi
Ascom Ibama/CE