Cooperativa de reciclagem de Barueri é modelo para secretário de Meio Ambiente de Mauá

No dia 23 de setembro, quinta-feira, o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Antonio Carlos Pasinato, recebeu a visita de seu colega de pasta, José Afonso Pereira, do município de Mauá, localizado no ABC Paulista, Região Metropolitana de São Paulo, que estava acompanhado do técnico ambiental Eliésio Francisco da Silva. Ele veio buscar informações sobre o processo de reciclagem de lixo que é realizado pela Cooperyara, cooperativa de ex-catadores de lixo de Barueri.

Recebidos na sede da Sema, no Jardim São Pedro, eles tomaram conhecimento sobre as atividades e programas desenvolvidos pelo órgão no município e visitaram as suas dependências antes de rumar, acompanhados por Pasinato e o biólogo Ivan Vanderley, para o aterro sanitário, no bairro dos Altos, onde fica localizada a Cooperyara.

Segundo o secretário Afonso, a finalidade da visita foi conhecer o trabalho desenvolvido em Barueri, porque ele está organizando uma política de aproveitamento de resíduos sólidos em sua cidade. “Estamos buscando novos conhecimentos, principalmente sobre a relação da cooperativa com a Prefeitura, já que em Mauá existem a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Reciclagem de Materiais de Mauá (Cooperma) e a Cooperativa dos Catadores (Coopercata) e queremos estabelecer uma relação de parceria com elas” disse.

Cooperyara

Na Cooperyara foram apresentados para o presidente da entidade, Sérgio da Silva Joaquim, e o vice-presidente, Benedito da Silva, que explicaram sobre o modelo de organização da cooperativa, divisão de trabalho e o sistema de partilha dos valores arrecadados com a venda dos materiais reciclados. Conheceram também os equipamentos utilizados no trabalho de separação, prensagem e armazenagem dos produtos antes de serem vendidos para empresas de reaproveitamento.

A Cooperyara conta com 115 associados, ex-catadores do antigo lixão que havia no local antes da implantação do aterro sanitário, que tiram dessa atividade o sustento para suas famílias.

No local, os visitantes também aproveitaram para conhecer o Viveiro Municipal, que produz e armazena mudas de plantas, utilizadas nos programas de plantio da Secretaria.

Ao final o secretário Afonso, de Mauá, disse que a visita foi muito proveitosa, pois conseguiu informações importantes para a finalidade a que se propõe, para o seu município. Antonio Carlos Pasinato achou muito útil e importante esta troca de informações. “A busca pelo conhecimento sempre nos leva a aprimorar cada vez mais as nossas ações. Os dois lados certamente tirarão muito proveito dessa troca de experiências”, disse.

Cerca de victa

Além disso, verifique

Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção será analisada

Grupo pode realizar atualizações específicas e propor alterações na lista divulgada com base em dados de monitoramento