O Seminário de Gestão Participativa da Pesca no Litoral do Paraná, nos dias 23 e 24, em Pontal do Paraná, é o primeiro da série que acontece em todos os municípios da região.
Será uma oportunidade para pescadores e maricultores conhecerem melhor e debaterem as leis que regem a atividade.
O evento será realizado em Pontal do Sul, na Secretaria de Meio Ambiente (ao lado do Centro de Estudos do Mar) e contará com a presença e explanação de técnicos do Ibama, IAP, Sema, ICMBIO, Força Verde, Cepsul e IPÊ.
Ao todo, serão realizados oito seminários. Além deste em Pontal do Paraná, outros acontecerão em Matinhos, Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba (um na sede do município e um na Barra do Superagui) e Guaratuba (um para a baia e outro para mar aberto).
De acordo com Humberto Malheiros, coordenador do projeto, “o objetivo do evento é mostrar quais leis estão vigentes hoje e sua importância, bem como refletir sobre como são criadas e como podem ser modificadas”.
Os participantes poderão conhecer as diferentes instituições que regulamentam a pesca e terão oportunidade para dialogar e discutir mudanças na legislação. Segundo Humberto, “ao final do evento, pretende-se gerar um documento com as recomendações dos pescadores para alteração na lei”.
A entrada é gratuita e haverá almoço e lanche para os participantes, além de Certificado de Participação. Também haverá distribuição de cartilhas sobre as leis de pesca e brindes como camisetas e bonés.
Os Seminários de Gestão Participativa da Pesca no Litoral do Paraná, atividade do projeto Nas Malhas da Inclusão, é uma realização do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), com o patrocínio do Ministério da Pesca e Aqüicultura e em parceria com as seguintes instituições: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – Ibama; Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBIO; Cepsul – Centro de Pesquisa de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul; Instituto Ambiental do Paraná – IAP; Sema – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde. Este primeiro seminário, em Pontal do Paraná, também conta com o apoio da Colônia de Pescadores de Pontal do Paraná, Diretoria Municipal de Pesca e Prefeitura de Pontal do Paraná.
Mais informações pelo telefone (41) 3455-3411, com Humberto Malheiros.
Fonte = Correio do Litoral – O diário eletrônico do litoral do Paraná
Fonte = Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pontal do Paraná