Prefeito concede entrevista coletiva em seu gabinete e fala sobre as realizações da administração em 2009, destacando o grande número de realizações, mesmo em um ano de crise mundial
Seguindo sua agenda usual dos finais de ano, o prefeito Emidio de Souza convocou a imprensa da cidade na manhã da terça-feira, dia 8, para uma entrevista coletiva a respeito das principais ações de seu governo neste ano, e das perspectivas para 2010.
Chamando atenção para o fato de a atividade com os meios de comunicação ser uma das marcas de uma administração transparente, o prefeito iniciou falando sobre os avanços no desenvolvimento de Osasco, mesmo diante da crise econômica mundial que afetou não somente os países, como os estados e as cidades. “Osasco pode contar vitória”, disse, afirmando que a cidade fecha o ano com um saldo “bastante positivo” em termos de realizações.
No campo das obras, Emidio lembrou a conclusão da primeira etapa de duplicação da Avenida Visconde de Nova Granada, inaugurada no mês de novembro, que conta, entre outras coisas, com a e a canalização de parte do córrego João Alves e a instalação de uma ciclofaixa na extensão da via. Citou também o início das obras do Fórum e as duas novas escolas entregues em setembro que oferecem, juntas, mais de 1500 vagas. “Reformamos este ano 8 unidades de ensino, ultrapassando, nos 5 anos de governo, a casa das 100 escolas reformadas”, disse, ressaltando que há 4 unidades ainda em construção.
Ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Abreu, e do vice-prefeito, Dr. Faisal Cury, o prefeito falou do empenho em conseguir, junto aos governos estadual e federal, recursos financeiros para a área da Saúde, que contou, inclusive, com gestões do secretário da pasta, Gelso de Lima. “Com isso, projetos que estavam parados há algum tempo, voltaram a progredir, como o de instalação de uma UTI pediátrica no Hospital Central, que agora aguarda liberação de recursos estaduais”, citou, lembrando ainda a construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Aliança, que já está finalizada e será entregue no início de 2010.
Na área do Meio Ambiente, Emidio destacou novos espaços criados, como o Borboletário e o Parque da Bicicleta com pista para bicicross, ambos no Jardim Piratininga; além do Viveiro de Flores do Parque Chico Mendes. Ele falou ainda sobre a ampliação do serviço de coleta de lixo para reciclagem e a entrega da Central de Reciclagem de Entulho, que transforma restos de obras em pedra e areia, e sobre o projeto Biodiesel Osasco, que recolheu 40 toneladas de óleo usado na cidade.
Também mereceram destaque a entrega de 224 habitações no Jardim Padroeira, na segunda etapa da obra, que praticamente extinguiu a favela existente no local, e a entrega de 72 moradias, financiadas pelo PAC, na urbanização da Vila Vicentina. Ainda sobre o setor habitacional, Emidio falou sobre o andamento do Minha Casa Minha Vida, do governo federal. “Já há projetos em andamento, e eles preveem a construção de milhares de unidades habitacionais que vão atender a famílias com renda de até 3 salários mínimos”.
Emidio mencionou ainda a criação da Central de Videomonitoramento de Segurança, que cobre, com câmeras, ruas centrais da cidade e outras vias mais movimentadas, além de 50 escolas que são monitoradas por sistema de alarmes ligado à central.
Falando sobre modernização, o prefeito lembrou os compromissos surgidos com o projeto Osasco 50 Anos, e citou algumas ações já iniciadas, como a revitalização da área central, a apresentação, a empresários de diversos segmentos da Capital, do projeto Tietê 2, que prevê a reformulação do Centro e a integração do bairro do Bonfim a esta região. Citou ainda os recentes entendimentos com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), para a reforma da Estação Osasco, e a chegada do padrão Metrô ao serviço prestado na cidade pela empresa.
Entre as ações, o prefeito também mencionou o recapeamento de 60 vias; as novas áreas de lazer na Vila Menk, Rochdale e Jardim São Vitor; a pista de skate do Jardim Bela Vista; a recuperação da quadra poliesportiva do Jardim Ayrosa.
Com referência a conquistas que não envolvem obras públicas, Emidio falou sobre o projeto que disciplina a poluição sonora e visual na cidade, outro compromisso do Osasco 50 Anos, que tramita atualmente na Câmara Municipal; a perda do patrocínio do Bradesco e a conquista do apoio da Sollys Nestlé para a equipe feminina de vôlei profissional; e o acesso à série A2 da primeira divisão, por parte do Grêmio Recreativo Osasco (GEO). “A ascensão do nosso futebol, com apenas 2 anos de existência do time, é uma conquista muito especial para a cidade”, lembrou.
Mereceram referência especial as ações do Fundo Social de Solidariedade pertinentes à comemoração do Natal. Emidio elogiou a decoração natalina, que fica sob os cuidados da presidente do órgão, Marcia Abreu, dizendo que sua boa qualidade valoriza o espaço público e aumenta a autoestima da população.
Marcia também se pronunciou explicando que este ano, além de ser maior, a distribuição de brinquedos às crianças cadastradas no órgão estará atrelada à entrega de uma cesta básica especial, enriquecida com um frango congelado ou outro item que “servirá par simbolizar o Natal”. A distribuição começa na 4ª feira.
As crianças das creches já foram contempladas, assim como as de EMEIs (Escoals Municipais de Educação Infantil) localizadas em bolsões mais carentes do município.
A presidente do FSS também disse estar feliz pelo fato de o boulevard Ulisses Dante Batiston estar se tornando um cartão postal da cidade e um local de visitação, graças à decoração natalina.
Estiveram presentes ao evento os secretários Mazé Faverão (Educação), Gelso de Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo) e Waldyr Ribeiro (Obras e Transportes) o vereador e presidente do PT Osasco João Góis, a diretora do Departamento de Comunicação Social, Emilia Cordeiro, o chefe de gabinete do prefeito, Luciano Jurcovichi e a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes.
Conquistas para o próximo ano também integraram balanço
A respeito das conquistas aguardadas para 2010, durante a entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã da terça-feira, dia 8, o prefeito Emidio de Souza falou sobre o convênio assinado recentemente com o Ministério das Cidades para o repasse de verbas do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) que serão destinadas à segunda fase de urbanização do Jardim Vicentina e à urbanização da área BK, do Jardim Veloso.
Outro destaque é a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas para a área da saúde, uma no Jardim Conceição e outra na Vila Menk, para as quais foi firmado convênio com o governo federal, para o repasse de cerca de R$ 2,6 milhões; conquista obtida por intermédio do trabalho do deputado federal João Paulo Cunha em Brasília. “As obras iniciam dentro de pouco tempo e serão concluídas ainda em 2010”, disse o prefeito.
Entre as obras mais importantes, há ainda a inauguração de dois CEUs, um no Jardim Santo Antônio e outro no Jardim Elvira, que está com obras mais adiantadas; a implantação de uma UTI Pediátrica no Hospital Municipal Central Antônio Giglio, que será a única da rede pública na cidade; o início das atividades da sede provisória do SESC-Osasco e a entrega da UBS do Jardim Aliança. “Além disso, a prefeitura está tentando viabilizar a conclusão das duplicações da avenida Visconde de Nova Granada e da rua da Estação”, afirmou o prefeito, que citou ainda a continuidade das obras de recapeamento na cidade, a criação de novos parques e o avanço do projeto Tietê 2.
Contemplando a área da educação, haverá também, de acordo com Emidio, o início das atividades da Universidade Federal de Osasco, em prédio provisório, que será cedido pela prefeitura. “A decisão a respeito do imóvel deverá ser anunciada em fevereiro de 2010, ano em que serão formadas as primeiras turmas”, disse o prefeito. Outra parceria, dessa vez com o governo do Estado, trará à cidade uma unidade da Fatec, cujo prédio, no Jardim Marieta, está passando por reforma.