A educação ambiental também ajuda na prevenção de enchentes e diminui o risco da disseminação de doenças. O depósito irregular de lixo e entulhos em terrenos públicos, particulares ou nas ruas e calçadas representa um enorme problema para toda a comunidade, além de ser crime ambiental, de acordo com a Lei n.º 9.605/98. E nesse período de verão, com a ocorrência constante de chuvas intensas, esse acúmulo indevido de detritos pode agravar ainda mais o problema das enchentes e trazer conseqüências desastrosas para a saúde pública.
O lixo e o entulho jogados nas ruas entopem os bueiros e bocas-de-lobo causando alagamentos que expulsam ratos, baratas e escorpiões das suas tocas, obrigando-os a invadir quintais e residências. Os roedores, por exemplo, são hospedeiros de graves doenças como a peste bubônica e a leptospirose. As enchentes podem causar também doenças como a hepatite, febre tifóide e cólera.
As latas, garrafas, pneus, plásticos, misturados ao lixo, acumulam água das chuvas formando um ambiente propício para a proliferação de criadouros do mosquito da dengue, cuja tendência é aumentar muito neste ano.
“Embora possam trazer os benefícios da diminuição do risco de racionamento de água para consumo humano e menor poluição do ar, as chuvas causam preocupações devido às enchentes e desabamentos de barrancos. Diante deste fato solicitamos que a população não deixe lixo, entulho, galhos de árvores, sofás e cacarecos em geral jogados nas calçadas, pois estes podem e entupir os bueiros; além de deixar a cidade com aspecto feio”, solicita o secretário do Meio Ambiente, Marco Antonio de Oliveira (Bidu).
Danos ao meio ambiente
O lixo descartado sem critério na natureza causa danos graves ao meio ambiente. Além da poluição causada pelo odor e presença no solo, pode atingir o lençol freático ao ser levado pelas chuvas e contaminar toda a água do subsolo. É capaz também de poluir rios e lagos tornando a sua água imprópria para o consumo humano. Os lixos tóxicos contem substâncias venenosas nocivas à saúde. Os rejeitos hospitalares são potenciais transmissores de doenças. Os gases tóxicos liberados pelo lixo podem atingir a atmosfera e causar doenças respiratórias e cutâneas.
Serviço – A população tem que fazer a sua parte, colocando o lixo e entulho nos locais adequados e no dia determinado pela Prefeitura, para a sua coleta. O Departamento de Limpeza Urbana da Sema coleta todos estes resíduos acima citados. Para maiores informações ligue 4199-1500.