A Secretaria de Saúde do Osasco, por meio do Departamento de Saúde Pública e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) finalizou a primeira fase do Programa de Controle aos Roedores, que tem como meta reduzir a população de ratos através da sistematização e otimização das ações de controle.
Na primeira fase, iniciada em abril deste ano, foram atendidos bairros considerados prioritários: Vila Menck, Mutinga, Rochdalle, São Pedro, Jd. D`Abril, Jd. Granada, Conj. Hervy, Industrial Anhanguera e Santa Maria. Estas áreas receberam a aplicação do raticida em pontos estratégicos para o controle de roedores. Já na segunda fase os bairros atendidos são City Bussocaba, Bela Vista, Cipava, Jd. Das Flores, Jd. Roberto, Santa Maria, Cipava, Bela Vista, Jd. Bussocaba, Vl. Osasco, Novo Osasco, Jd. Bonança, Aliança, Jd. Baronesa, Presidente Altino, Vl. Yolanda, Jd. Cipava, Helena Maria, Jd. Elvira, Piratininga, Ayrosa, Canãa, Vl. Yara, Jd. Munhoz, Jd. D´avila, Jaguaribe e Centro.
Para garantir o sucesso destas ações, os agentes de zoonoses foram capacitados e qualificados para desenvolver o trabalho de campo com maior eficiência e respeito ao meio ambiente. Em paralelo às atividades técnicas e operacionais do Programa de Controle dos Roedores, acontece um trabalho de informação, educação e comunicação pelos agentes educacionais com a proposta de estimular a população a adotar práticas que dificultem a instalação e proliferação de roedores, como redução de oferta de alimento, água e abrigo.
Para Fábio de Souza Cardoso, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Osasco (CCZ), o maior objetivo destas ações é diminuir as condições que facilitam a reprodução e permanência desses roedores em pontos críticos da cidade e, assim, reduzir a incidência dos casos de leptospirose e seus agravos, como mordeduras. “No último levantamento estatístico do município, no período de 1998 a 2009, tivemos uma redução nos casos notificados de leptospirose de 20%. Isso é reflexo da dedicação de todos os profissionais envolvidos neste trabalho, comentou.