A Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Saúde de Barueri, está realizando um trabalho minucioso de monitoramento da população de capivaras que habitam as margens do rio Tietê, principalmente na região da área de lazer onde está a pista de cooper entre o Jardim dos Camargos e Tupancy. O local é muito frequentado por munícipes que praticam corrida e caminhada.
Os técnicos monitoram constantemente a região em busca da presença de carrapatos que possam estar contaminados pela bactéria rickettsia rickettsii que causa a febre maculosa. Até o momento ainda não foi detectada nenhuma contaminação em Barueri.
Essa doença, também conhecida como febre do carrapato, é transmitida pelo carrapato-estrela, que é hematófago (parasita que se alimenta de sangue) e pode ser encontrado em animais de grande porte principalmente roedores como a capivara, que é um dos seus principais hospedeiros.
Prevenção
A população de capivaras em Barueri é grande, por causa dos rios e lagoas existentes no município, o que pode causar maior disseminação do carrapato-estrela. Por isso, os técnicos da Vigilância em Saúde orientam para que as pessoas tomem as devidas precauções quando estiverem próximas a animais potencialmente transmissores.
Após a permanência em áreas com presença de capivaras, examine suas vestes e calçados antes de entrar em casa. Posteriormente examine o seu corpo cuidadosamente, a cada três horas pelo menos, porque o carrapato só transmite a bactéria responsável pela febre maculosa após estar quatro horas grudado na pele. Quando for caminhar em locais de risco coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto.
Doença/Sintomas
Aparecem de dois a quatorze dias após a picada do carrapato. Os sinais e sintomas são: febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, falta de apetite e desânimo; evoluindo com pequenas manchas avermelhadas nas palmas das mãos e sola dos pés. A febre maculosa brasileira tem cura desde que o tratamento com antibióticos específicos seja introduzido logo no início.
Na presença de sinais e sintomas procure um médico imediatamente.