O sistema de videomonitoramento da Secretaria dos Assuntos de Segurança de Barueri localizou um assaltante na manhã da quinta-feira, dia 26, na rua Piauí, próximo à estação Antonio João, da CPTM, no bairro Aldeia de Barueri. O bandido foi preso quando tentava se esconder na tubulação de esgotos.
Por volta das 9 horas, a funcionária de uma empresa localizada na região chegava ao trabalho quando foi abordada por um ladrão. De acordo com a vítima, o assaltante a obrigou a entregar a bolsa. Em seguida, o bandido fugiu em direção à estação de trem, levando a bolsa, o aparelho celular, R$ 120,00 em dinheiro e os documentos pessoais da vítima.
A Central de Comunicação da Guarda foi notificada e os agentes do videopoliciamento monitoraram as imediações do local do crime. “Com base nas informações passadas pela vítima, conseguimos identificar o indivíduo em fuga, já próximo ao muro da estação”, disse o guarda municipal Wanderson de Jesus, responsável pela Central de Vídeomonitoramento da Guarda.
As equipes de ronda da Guarda foram avisadas e seguiram para o local indicado pelos operadores do videomonitoramento. “Ele (o assaltante) entrou na tubulação de esgotos e lá ficou escondido, na tentativa de escapar do flagrante. Ele não achava que nós fossemos entrar na tubulação para capturá-lo”, disseram os guardas.
O acusado, J.P.S.R., de 27 anos, foi detido e junto com ele os guardas encontram a bolsa que há poucos instantes havia sido roubada. O bandido foi reconhecido e conduzido ao distrito policial. Outras duas vítimas compareceram à delegacia e também o reconheceram como autor de outros dois roubos praticados nos dias 20 e 25 de janeiro. Agora ele está na cadeia pública, onde permanece à disposição da Justiça.
Câmeras de segurança de Barueri
O videomonitoramento de Barueri compreende um sistema de cerca de 300 câmeras distribuídas pela cidade por uma rede de 120 quilômetros de fibra ótica, que leva as imagens ao moderno centro de monitoramento. Na central, as imagens são acompanhadas em tempo real, 24 horas por dia, por profissionais de segurança, que controlam o direcionamento das câmeras podendo movê-las por todos os lados e ângulos. O alcance das lentes chega a um quilômetro.
As câmeras são importantes ferramentas da Secretaria dos Assuntos de Segurança no atendimento de ocorrências, operação de trânsito e prevenção à criminalidade. Com a gravação e armazenamento das imagens, o sistema também pode servir como instrumento para elucidação de delitos.