A universidade pública localizada em Campinas foi criada em 1966 e é mantida até hoje pelo governo do Estado de São Paulo. Como várias outras instituições de ensino brasileiras, a escola tem poucos vínculos com a comunidade local. Isso transformou a Unicamp num depositário de lendas urbanas e a envolveu em pelo menos duas teorias conspiratórias.
Segundo ufólogos brasileiros, existe um laboratório subterrâneo secreto na universidade – localizado debaixo do Instituto de Biologia – onde várias criaturas estranhas estariam aprisionadas. Os tais alienígenas capturados em VARGINHA estão todos Iá, assim como os CHUPACABRAS abatidos pelo interior do País. A Unicamp seria, portanto, uma espécie de ÁREA 51 tupiniquim. A universidade desmente tudo, é claro, o que só confirma as suspeitas dos conspirólogos.
Mas a teoria conspiratória, falsa ou verdadeira, acaba reveIando uma triste verdade: enquanto não houver uma integração maior entre escola e comunidade, as universidades brasileiras continuarão abrigando ET’s.