O técnico Emerson Leão apostou em um garoto de apenas 18 anos para tentar tirar o Santos da zona do rebaixamento do Paulistão. E o treinador do Peixe tinha razão. Coube o atacante Tiago Luís marcar um gol na vitória por 2 a 0 sobre o Bragantino, na Vila Belmiro. O outro tento foi feito após uma lambança protagonizada pelo goleiro Gléguer e pelo zagueiro Ney Santos.
Este foi o primeiro triunfo do Santos no Estadual. Com o resultado, o time da Baixada Santista chegou aos quatro pontos e subiu na tabela de classificação e agora ocupa o 14º posto na tabela.
Durante a semana, Leão admitiu que estava passando por um processo de “fritura”. O treinador cobrou o atacante Kleber Pereira e o goleiro Fábio Costa por conta de declarações após a derrota para o Juventus. E cutucou o lateral-esquerdo Kléber, que lesionado, desfalcou o time nas últimas rodadas.
E se a aposta em Tiago Luís deu certo, os rugidos de Leão também deram resultado. Foi de Kléber o cruzamento para o gol do jovem atleta. A revelação do Peixe na Copinha fez de cabeça, sem precisa sair do chão.
Na etapa final quem entrou em ação foi o goleiro Fábio Costa. O camisa 1 do Peixe fez duas grandes defesas e garantiu o resultado. A primeira em chute de Bil, da entrada da área e sem marcação. A segunda intervenção saiu dos pés de Anderson, que estava com a bola dominada de frente para o gol.
O único que ficou devendo foi o atacante Kléber Pereira. O camisa 9, que foi muito bem no Brasileirão do ano passado, ainda não conseguiu repetir as boas atuações nesta temporada. Neste domingo, apagado, foi substituído por Renatinho, que foi quem perdeu a vaga para o “herói” Tiago Luís.
Quando o resultado parecia definido, Gléguer protagonizou um lance bizarro. Após escanteio batido por Kléber, o goleiro não conseguiu segurar a bola, que quicou no gramado atrapalhou o zagueiro Ney Santos, que foi o último a tocar na bola antes dela entrar. O lateral santista comemorou!
O Santos voltará a campo na próxima quinta-feira, quando enfrentará o Grêmio Barueri, mais uma vez na Vila Belmiro. Já o Braga jogará na quarta, contra a Ponte Preta, líder do Paulistão, em Bragança Paulista.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 X 0 BRAGANTINO
Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/hora: 27/2/2008 – 18h10min (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Edvanio Ferreira Duarte
Renda/público: 4.716 pagantes
Cartões amarelos: Anderson Salles (SAN); Ney Santos, César Gaúcho e Zeziel (BRA)
Cartões vermelhos:
GOLS: Tiago Luís, 34’/1ºT (1-0); Ney Santos (contra), 37’/2ºT (2-0)
SANTOS: Fábio Costa, Adaílton, Anderson Salles e Betão; Filipi, Adriano, Rodrigo Souto, Tabata (17’/2ºT – Alex) e Kléber; Tiago Luís e Kléber Pereira (17’/2ºT – Renatinho). Técnico: Emerson Leão.
BRAGANTINO: Gleguer, Tiago Vieira, Da Silva e Ney Santos; Niander (24’/2ºT – Rafael Aidar), Moradei, César Gaúcho, Zeziel e Anderson (39’/2ºT – Paulinho); Bill (17’/2ºT – Rafinha) e Malachias. Técnico: Marcelo Veiga.