O Serviço de Inteligência da Guarda Municipal de Barueri, órgão vinculado à Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança, esclareceu 46 crimes ao longo do ano passado. A informação consta do Relatório Anual de Crimes Solucionados, publicado na primeira semana de janeiro.
De acordo com os registros, foram resolvidos 14 casos de roubos praticados em estabelecimentos comerciais e 13 outros tipos de roubos (delitos cometidos contra munícipes nas vias públicas ou no interior do transporte coletivo, entre outros), representando quase 60% do total de casos elucidados pela Inteligência, no ano passado.
Como atua
O Serviço de Inteligência da Guarda de Barueri atua no levantamento das informações de crimes ocorridos na cidade. O departamento auxilia as atividades operacionais da Guarda Municipal com as demais forças de segurança por meio da identificação, localização e captura dos criminosos.
Os trabalhos realizados em 2011 pelo Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança resultaram ainda no encarceramento de outros 35 indivíduos, sendo duas mulheres e 33 homens. Os serviços prestados pelos agentes contaram com o apoio da Equipe “C” da Polícia Civil, da Delegacia Central de Barueri.
Zorro atrás das grades
Um exemplo de atuação dessa equipe foi a prisão de um dos criminosos mais perigosos da região, ocorrida no mês de abril de 2011. R.F.C.M., (24 anos) vulgo Zorro, estava envolvido em pelo menos oito roubos praticados nas regiões de Aldeia da Serra e Alphaville. “Por meio dos levantamentos, cruzamento de dados e da identificação da forma de agir do criminoso durante a prática delituosa, conseguimos identificar e prender o Zorro”, comentou o responsável pelo Serviço de Inteligência do município.
Ele foi detido pelo Grupo Tático de Motos da Guarda (GTM), na alameda Araguaia, bairro Alphaville, conduzindo uma motocicleta com placas adulteradas. No momento em que foi abordado, portava um revólver com numeração raspada, contendo cinco munições intactas e vinte invólucros com cocaína.