A Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, comemorou o Dia Mundial da Água com vários eventos – e um deles foi o seminário “Água para as cidades”, realizada no auditório da Fatec Barueri.
O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antonio de Oliveira (Bidu), deu inicio às palestras apresentando sua secretaria e a preocupação que a cidade de Barueri tem com a preservação do meio ambiente e com as águas. “Hoje, Barueri faz a coleta de esgoto e o trata em 54% não oficial e 27% oficial, mas eu e o prefeito Rubens Furlan queremos chegar a coletar e tratar 100% do nosso esgoto. Vamos lutar e trabalhar para que isso aconteça o mais rápido possível, para deixar a água do rio mais limpa em Barueri.”
O seminário contou com duas palestras, “Uso racional da água” ministrado por Rosa Monaro, funcionária da superintendência de comunicação da Sabesp, que mostrou as reais dimensões do trabalho realizado pela empresa no tratamento de água. E apresentou aos participantes de forma bem descontraída e divertida como devemos usar a água de forma correta. “Todos temos que fazer pequenas mudanças para economizar a água. E se sua cidade colaborar e outras também, teremos um estado melhor, se várias cidades de vários estados fizerem, teremos um país melhor. Por isso parabenizo Barueri por fazer sua parte para um país melhor”, disse Rosa.
A outra palestra, “Biodiesel, Óleo de fritura”, ministrada pelo educador ambiental Aparecido de Castro, da Secretaria de Meio Ambiente de Barueri, falou da importância de coletar o óleo de fritura e não jogá-lo no ralo de casa, evitando poluir os rios. Também conscientizou a todos a fazer a coleta seletiva e mostrou que Barueri realiza a coleta de óleo de cozinha, e que poucos sabem disso. “Este óleo de cozinha é coletado e levado para a Universidade Paulista de Ribeirão Preto, e lá ele vira Biodiesel. Vamos todos colaborar e separar o óleo para a coleta” finalizou.