Ecobags podem ser fixadas no câmbio do carro e utilizadas como coletores de lixo. Poucas pessoas sabem, mas jogar lixo para fora do veículo é crime, dá multa e o condutor pode acumular pontos na carteira de habilitação
A Secretaria de Meio Ambiente de Osasco realizou mais uma ação de conscientização ambiental. Trata-se da distribuição de ecobags (lixeiras) e de exemplares da revista Ação Ambiental para motoristas e motociclistas. A ação aconteceu na manhã do último sábado, 10 de março, nos semáforos entre a avenida dos Autonomistas e a rua Antonio Agu e contou com o apoio de funcionários da Prefeitura e apoiadores da Sema.
Segundo Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente de Osasco, as ecobags foram produzidas a partir de lonas utilizadas na confecção de faixas e banners. “A atividade teve como objetivo principal despertar a atenção e ao mesmo tempo conscientizar sobre a importância do uso de sacolas reutilizáveis”, disse.
“É também uma maneira de estimular as pessoas a desejar formas alternativas de transportar o lixo e, principalmente, de descartá-lo em local adequado. Essa é uma iniciativa ecologicamente correta”, comentou o professor Arnaldo Cerioni.
Para Abigail Silva, presidente da Sociedade Amigos do bairro City Bussocaba, jogar lixo na rua é uma questão de falta de educação. “Precisamos conscientizar o motorista de que isso não é bom nem para os moradores da cidade e nem para o meio ambiente”, ponderou.
“Não se deve atirar nada pela janela, nem mesmo uma bituca de cigarro, mas infelizmente essa é uma cena corriqueira”, complementou Maristela Leamare, presidente do Centro de Participação e Recreação do Jardim Piratininga.
Em épocas chuvosas, o lixo acumulado nas principais ruas e avenidas entopem esgotos e bueiros, dificultando o escoamento da água. Como consequência, as vias ficam encharcadas mais facilmente, atrapalhando o tráfego dos carros.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) acrescentou à sua legislação a lei de número 5231, que diz ”atirar do veículo ou abandonar na via pública objetos ou substâncias” é infração média. Quem for flagrado por algum agente de trânsito poderá ser multado, perdendo quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pagar uma quantia em dinheiro no valor de R$ 85,13.