A Secretaria da Saúde conquistou com a Agência Nacional de Vigilância Epidemiológica (ANVISA), órgão do Ministério da Saúde, a autorização para emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia que atesta a imunização contra a febre amarela, a partir do próximo mês.
A obtenção do credenciamento de Cotia foi obtida pelo Secretário de Saúde Antonio Melo, junto ao coordenador da ANVISA, Dr. Waltger Barragan Junior. O Secretário da Saúde ressaltou que a medida “atende as diretrizes do prefeito Carlão Camargo, de facilitar a vida dos moradores de Cotia e, ao mesmo tempo, oferecer o que há de mais importante em cada área à população”.
Com a descentralização deste serviço, o munícipe não precisará se deslocar aos postos localizados em aeroportos, portos e fronteiras e poderá obter o documento com validade internacional e exigido para áreas de risco, na própria Secretaria Municipal da Saúde. A expectativa é de que aproximadamente 60 pessoas solicitem mensalmente o documento.
Devido às áreas de risco de contaminação da febre amarela, alguns países exigem que o passageiro apresente o certificado de vacinação. O Certificado Internacional deve conter data e número do lote da vacina do posto de saúde da cidade em que o passageiro foi vacinado.
No site da ANVISA ( portal.anvisa.gov.br), está disponível por meio de norma técnica e decreto de número 87, de 15 de abril de 1991, a relação das regiões em que é necessário apresentar o certificado internacional de vacinação da febre amarela.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e gestora do sistema de emissão do Certificado Internacional contra a Febre Amarela no município- Juliana Canassa, alerta que vacina contra a febre amarela deve ser tomada no mínimo 10 dias antes do embarque. “A vacina está disponível na unidade Atalaia, às segundas e sextas, terças na UBS Portão, toda quarta em Caucaia do Alto e quinta na ASSA- Granja Viana.”
De acordo com Juliana Canassa, a Secretaria da Saúde emitirá o certificado exclusivamente às pessoas que se vacinarem no município de Cotia. Para emissão do certificado, os interessados devem apresentar um documento original com foto e a carteira que comprova a vacina contra a febre amarela, que tem validade de 10 anos. O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde fica localizado na Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1401, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. Mais informações pelo telefone 4616-9115.
Saiba mais :
Indicações da vacina contra a FEBRE AMARELA
A vacinação é indicada para todas as pessoas que vivem em áreas de risco ou pretendem viajar para regiões consideradas como risco de contaminação, como por exemplo, zona rural da Região Norte, Centro Oeste, estado do Maranhão, parte dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos). Para viagens internacionais para diversos destinos é necessário o registro da vacina contra Febre Amarela no Certificado Internacional de Vacinação.
O que é?
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.
Quais os sintomas?
Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
Como se transmite?
A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe.
Como se prevenir?
A única forma de evitar a Febre Amarela Silvestre é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.